Já falamos a respeito das vacinas para cães e quais doenças são evitadas pela sua aplicação. E as vacinas para gatos? São as mesmas?
É bom lembrar que as vacinas devem ser aplicadas em clínicas veterinárias, pois precisam ficar na geladeira, mantendo a temperatura entre 2 e 8 graus. O veterinário deve fazer um exame clínico no gatinho antes de vacinar.
As vacinas para gatos são diferentes das aplicadas em cães. O calendário para filhotes deve ser definido pelo veterinário, mas é mais ou menos este:
A primeira dose da vacina tríplice, quádrupla ou quíntupla é aplicada quando o gato completar dois meses. Um mês após, aplicar a segunda dose e, em seguida, a vacina antirrábica.
Quais são as vacinas para gatos?
– Vacina tríplice: contra Panleucopenia, rinotraqueíte e calicivirose (é a mais comum e usada na maioria das clínicas).
– Vacina quádrupla: contra Panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose.
– Vacina quíntupla: contra Panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose, clamidiose e Leucemia Felina.
A vacinação é iniciada aos dois meses porque, enquanto está mamando, o gatinho está protegido pelos anticorpos fornecidos pelo leite da mãe. Nos casos em que a mãe é gata de rua, sem ter sido vacinada anteriormente, esses anticorpos não existem no leite e a vacinação deve ser antecipada.
Após as primeiras vacinas o gatinho deverá receber as doses anuais de reforço. O veterinário deve aplicar as vacinas e manter a caderneta de vacinação atualizada.
Há, também, vacinas contra outras doenças que poucos conhecem, como a FIV e FelV.
(Fonte: Mundo felino)
Pingback: Herpes felino ou rinotraqueite felina - Tudo Sobre Bichinhos