Quem tem Medo de Lagartixa?


Você tem medo de lagartixa? Muita gente vai responder que não tem medo de lagartixa, mas sente uma certa repugnância. A lagartixa que vemos em nossa casa, a lagartixa-doméstica-tropical (Hemidactylus mabouia), é um réptil, parente dos dinossauros, assim como lagartos, jacarés, cobras, tartarugas, crocodilos e tantos outros animais tão diferentes entre si.

Os répteis são classificados em Quelônios (tartarugas), Squamata (ofídios e lacertílios) e crocodilianos. A lagartixa está no grupo dos lacertílios, assim como lagartos, iguanas, calangos, e camaleões. Talvez o medo das lagartixas tenha origem no grupo a que pertencem, Squamata, que incluem as cobras. Além disso, nossas mães e avós incutiam ideias assustadoras sobre o pobre animalzinho. O fato é que as lagartixas não são venenosas, mas devemos ter cuidados de higiene ao tocá-las, pois se alimentam de baratas, aranhas, mosquitos e andam por lugares não muito limpos. Além disso, carregam parasitas que podem contaminar animais domésticos.

Lagartixa morde?

quem tem medo de lagartixa

Para quem pergunta se lagartixa morde, a resposta é sim. Claro que morde, mas não morde seres humanos. Ela se alimenta pela boca e é uma caçadora muito ágil. Adora caçar mosquitos, moscas, baratas, aranhas, pequenos escorpiões e insetos em geral. São notívagas e andam pelas paredes e tetos com muita facilidade. Raramente caem, mas de vez em quando isso pode acontecer. Ao contrário do que muita gente pensa, lagartixas não têm ventosas  mas uma série de cílios que as mantêm nas posições consideradas impossíveis.

Medo de lagartixa

A lagartixa evita o contato com seres humanos e fará tudo para desaparecer da sua vista. Se você encontrar uma lagartixa dentro de casa, deixe-a em paz. Não a espante ou mate. Ela está ajudando a manter sua casa livre de animais perigosos e nocivos. A lagartixa é sua aliada nesta luta. Sua perspicácia fará com que ela permaneça imóvel enquanto você olha para ela. Basta um descuido, uma piscadela mais longa, e ela desaparece como em um passe de mágica. Ela também sente medo, medo dos seres humanos.

Lagartixas e gatos

Os gatos, exímios caçadores, divertem-se tentando alcançar as lagartixas nas paredes e muitas vezes conseguem. Brincam com ela, que logo perdem a cauda, e acabam por matá-las e comer parte do seu corpo. O perigo está aí, pois os gatos podem ser contaminados por um parasita que se aloja em suas vísceras e contrair lesões na vesícula, pâncreas, intestino e pulmões. A doença é tratada com vermífugos e antibióticos, após consultar o veterinário. Gatos que vivem livres têm maior possibilidade de contaminação.

Assim é a lagartixa, companhia frequente nas noites de verão, perto de lâmpadas e onde houver alimento.

 


10 comments on “Quem tem Medo de Lagartixa?

  1. Aqui na minha casa, tem até nomes, são minhas minis protetoras, comem baratas “Morro de medo” comem aranhas “tenho pânico fobia” lagartixa no meu quarto não pode falta, até converso com elas, kkk e elas ficam lá de cima me olhando, cuidando da minha casa, contra bichos horrorosos.

    Responda

  2. Eu tenho fobia, choro fico em pânico e dar vontade de morrer. Estou fazendo tratamento mas as vezes acho tão difícil, fico pensando se vou conseguir superar esse medo que tanto me atormenta.

    Responda

  3. Tenho um pavor muito grande, as vezes penso que preciso me tratar. Eu não durmo se tiver uma lagartixa em casa muoto menos no meu quarto. Tenho mt medo 😔 eu olho ja imagino ela avançando em mim e me matando .

    Responda

  4. Estava dormindo mindo, (e por conta dos pernilongos durmo com um mosqueteiro em minha cama) . Quando acordei, abri os olhos e estava uma bem a minha vista. Nossa 😲 que medo me deu… Mas bom saber que são inofensivas. Senti tanto medo que vim pesquisar a respeito. Obrigado pela explicação.

    Responda

  5. Eu já fui mordida por lagartixa. Ela não tem dente, ficou uma bolinha na minha mão, como se tivesse prendido em algum lugar. Não doeu, só a pressão.

    Responda

  6. Que legal essa matéria, não sabia de várias curiosidades citadas nela!
    Aqui no Paraná ela é uma grande aliada nossa na luta contra a aranha marrom!

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.