Quem São os Irracionais?


Quando criança aprendi que o Reino Animal se dividia entre animais racionais, o homem, e animais irracionais, os seres das outras espécies, como cães, gatos, peixes, etc. Não sei se essa divisão errada continua a ser ensinada até os tempos atuais.

A verdade é que todos somos racionais, e nossa inteligência não está limitada ao cérebro. Somos feitos de células e estas, embora obedeçam a um comando central, são autônomas, tem inteligência própria e decidem o que fazer. Algumas até se rebelam e causam doenças sérias, como o câncer.

Quando machucamos o dedo do pé, as células do nosso corpo tratam de curar o ferimento. O sistema nervoso autônomo cuida do funcionamento dos rins, coração, fígado, e todos os órgãos do nosso corpo, sem que precisemos interferir. Claro que nossos pensamentos geram decretos que serão obedecidos, mas isso é outra história, bem mais complicada. Somos aquilo que pensamos. Se você pretende fazer uma dieta e já começa dizendo no primeiro dia: “vou fazer, mas não vai adiantar”, pode desistir. Você já decretou que a dieta não funcionará. Não perca o seu tempo.

Mas o assunto aqui é a inteligência dos animais.

O que é o raciocínio? Raciocinar é avaliar uma situação e decidir o que fazer.

Qual animal não faz isso? Todos fazem. Até um simples mosquito se esconde quando acendemos a luz do quarto. Ele sabe que corre riscos e que estamos doidos para eliminá-lo. É ou não é?

Penélope

Animais pensam, avaliam situações, decidem, tomam decisões. Entendem o que falamos ou pensamos. Muitas vezes basta um olhar para nos comunicarmos. Quem convive com animais sabe disso. E não são apenas cães ou gatos. Qualquer animal é assim.

O homem é muito presunçoso ao achar que Deus criou o Universo para ele e que os animais existem para servi-lo. Há religiões que passam esses conceitos aos seus seguidores e isso talvez explique os maus tratos com que alguns tratam os animais. Mas, não podemos exigir muito dos seres humanos. Até hoje não se deram conta de morreremos um dia e que só se leva da vida aquilo que se faz de bom ou de ruim. As lembranças do que fomos permanecem por algumas gerações. Na maioria das vezes, nem isso.

 


2 comments on “Quem São os Irracionais?

  1. Paulo

    É assustadora a prepotência do bicho homem.
    Ele se acha o dono do planeta Terra, quando não possui respeito nem por si mesmo.
    Não aprendeu que os animais são nossos companheiros de viagem por aqui.
    E eles não possuem nada de irracionais.

    Excelente texto!

    Abraços,

    Lu

    Responda

    Paulo Afonso Reply:

    @LuDiasBH, Enquanto o homem continua se portando como se fosse imortal, o nosso sol tem se mostrado bastante nervoso, com manchas e explosões de grandes proporções. A emissão de ondas de raios-x é impressionante e são capazes de acabar com a vida na Terra. E o homem nem percebe o risco que corre, sem falar nos meteoros.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.