Quando Devo Vermifugar meus Cães?


Tenho três cachorros e mantenho a caderneta de vacinação de todos eles sempre atualizada. Já me preocupa o fato de que a imunização contra leptospirose é de apenas seis meses, enquanto que a vacina V8 ou V10 é dada anualmente. Isso significa que eles passam seis meses desprotegidos contra a leptospirose, vivendo em local infestado de ratos e sem saneamento básico.  Mesmo assim, procuro mantê-los protegidos. Uma dúvida que tinha era sobre a frequência com que deveria vermifugar meus cães.

Muitos veterinários falam em três meses, após o tratamento anti-verme inicial, outros falam em menor periodicidade. Por via das dúvidas uso o Drontal Plus de três em três meses. Mensalmente dou outro anti-verme, específico para evitar a filária, o verme do coração, que mata mais cachorros do que imaginamos.

Quando vermifugar meus cães

Milbemax, usado para vermifugar meus cães mensalmente

Sem entrar no mérito da questão, sem procurar dar nomes aos vários tipos de vermes que podem infestar nossos cães, compartilho o que estou fazendo atualmente e a frequência que adotei para vermifugar meus cães.

Mensalmente, sempre no mesmo dia, dou Milbemax C (12,5 mg) para cada um dos meus cachorros. Conversei com o veterinário sobre a possibilidade de substituir o Drontal Plus pelo Milbemax. Segundo ele, o Milbemax C previne contra a filária (verme do coração) e alguns outros vermes, mas não substitui o Drontal Plus, que deve continuar a ser ministrado de três em três meses. A base de ambos é o Praziquantel. Fazendo uso deles os cachorros estariam vermifugados e protegidos. É o que tenho feito e anotando na caderneta. Não recomendo que façam o mesmo sem antes consultar o veterinário. Somente ele poderá avaliar cada animal e recomendar o que for melhor para ele. Cada caso é um caso.

 


6 comments on “Quando Devo Vermifugar meus Cães?

  1. Não vejo necessidade de vermifugar todo o mês nem de 3 em 3.
    Isto é uma técnica de venda da indústria farmacêutica.
    Nem um medicamento para vermes é preventivo, todos são para tratamento.
    E como você mesmo já disse, existe vários tipos de vermes. Vejo que o mais responsável a se fazer é passar o cão por exames periódicos de fezes, o EPF completo. E já vou explicar o porquê.
    Uma das verminoses mais corriqueiras que temos é a giárdia que se trata de uma zoonose e está cada vez mais deciminada em nossa sociedade.
    Ogora deixa eu explicar o que acontece, quando você da o Milbemax, Drontal plus, Canex premium, Endogard ( um dos mais completos ) qualquer um deles será para TRATAR algum verme que ele já esteja contaminado, mas dependendo do verme ( caso giárdia) se você não fizer a correta desinfecção do ambiente em conjunto com o TRATAMENTO do cão, poderá correr o risco de ao final do TRATAMENTO do cão ele se infectar novamente. Volto a dizer e se eu estiver errado ( talvez aja algo novo) me digam. Não há nem um medicamento de imunização para verminoses, nem mesmo a giardiavax a vacina, diz que imuniza totalmente o cão para o protozoário.
    Outra coisa do porque fazer exame, cada verminose, precisa ser TRATADA com um medicamento e periodicidade específico, sempre lembrando que o medicamento de vermes nada mais é doque um veneno então quanto menos seu cão tiver que tomar melhor para sua saúde.
    Agora deixa explicar o porquê seu Vet disse para dar o Milbemax todo mês e o Drontal Plus de 3 em 3. Na verdade é porquê o Milbemax e mais “fraco” e barato do que o Drontal plus e não serve para tratar a giárdia. No caso à giárdia você teria que tratar com o Drontal plus mas fazendo o tratamento dos 3 dias com intervalo de 15 dias e mais 3 dias.
    No caso o Endogard ( um dos mais caros ) na bula diz TRATAR TODOS os tipos de vermes, mas descobri que ele não TRATA o protozoário Isosporo e alguns outros, então até mesmo você fazendo o tratamento “completo” dos 3 dias com o Endogard, você não conseguiria desinfectar se cão e na verdade só gastaria grana e o sistema digestivo do seu cão.
    Outra coisa cada vez que você vermifuga seu cão e ele não está com nem um parasita, ele acaba perdendo um pouco dos protetores digestivos dele então na verdade você pode, aí sim estar abrindo caminho para a infecção dele.
    Então sempre antes de vermifugar, faça o exame e muito melhor para a saúde do seu cão, e às vezes sai até mais barato.

    Responda

  2. Ola!!! Eles agora criam a vacina para leptospirose separada porém a v10 que é anual também engloba a leptospirose.

    Responda

    Paulo Afonso Teixeira Reply:

    A proteção contra a leptospirose só dura 6 meses. Por isso há a vacina em separado, para quem não quiser ficar desprotegido.

    Responda

  3. Estou revendo meus conceitos, inclusive sobre a necessidade de usar mensalmente medicamento contra a filária. Hoje não uso mais o Drontal Plus e Milbemax. Uso o Top Dog. Talvez seja suficiente vermifugar de três em três meses ou mais tempo. Li que o verme do coração leva oito meses para se tornar adulto e se instalar no coração. Em breve publicarei um novo artigo tratando do tema. ASSINE A NEWSLETTER e acompanhe nossas publicações. Tudo muda. Nós também mudamos. Isso é evolução. O importante é pesquisar e estar aberto a mudanças. Nada é definitivo (só a morte).

    Responda

  4. Pingback: Os primeiros dias do filhotinho | Tudo Sobre Bichinhos

  5. Pingback: Dicas do Dr. Bactéria para quem tem cachorro | Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.