Há quem adore uma canja de galinha feita com pescoço de frango. Afirmam que pescoço de frango é bom pra cachorro. De fato, meus cachorros experimentaram e adoraram.
Onde moro não há grande variedade de alimentos no mercadinho e esta foi a primeira vez, em muitos anos, que encontrei pescoço de frango para vender. Não perdi a oportunidade e comprei cinco quilos. Destes, aproveitei pouco mais de um quilo. O resto era pele e gordura. Mas, tudo bem, espírito esportivo. Afinal, o quilo do pescoço de frango estava custando menos de três reais.
Como preparar o pescoço de frango
Servir cru ou cozido? Consultei o Dr. Google. Sirva cru, recomendavam os sites consultados. O osso, quando cozido, tem suas propriedades alteradas, torna-se duro e quebradiço, podendo causar danos ao intestino do animal. Recomenda o site Cachorro Verde, uma de minhas principais referências em alimentação canina:
“Meaty bones, ou ossos carnudos (peças contendo ossos), devem sempre ser oferecidos crus. Cozidos eles se tornam perigosos – podem causar perfurações no estômago ou no intestino.”
E o risco de contaminação por bactérias? O que dizer da Salmonela?
A salmonela é uma bactéria encontrada em animais, principalmente aves, como a galinha. Por isso prefiro não servir alimentos crus aos meus bichinhos. Quanto aos ossos, o pescoço de frango possui cartilagens, não tem ossos longos e pontiagudos, que podem perfurar o intestino.
Afinal, cru ou cozido, pescoço de frango é bom pra cachorro
De fato, o pescoço de frango é saboroso e pode ser oferecido a cães e gatos. No primeiro dia ofereci o pescoço de frango cru. Depois de limpo, cortei em três pedaços e fui servindo como petiscos a Nick e Mel. O gato Leléu não se interessou. Nick, o Pincher, mesmo com um tumor na boca, devorou o alimento e ficou satisfeito. Mel, uma cadelinha elegante, comeu uma quantidade menor. Como sempre estranhou a novidade, talvez por ser uma carne gordurosa, e no dia seguinte vomitou um pouco (somente líquido).
Cozinhei o resto dos pescoços na panela de pressão por vinte minutos. Novamente cortei em três pedaços e servi. Percebi que a carne ficou mais apetitosa e não notei diferença na textura das cartilagens. Os cães mastigaram e engoliram sem demonstrar qualquer dificuldade. Em seguida, foram dormir.
Conclusão:
Continuarei servindo pescoço de frango aos meus bichinhos. Eles gostaram e me disseram, em sua linguagem inconfundível, que pescoço de frango é bom pra cachorro. Os cachorros de rua, habituados a passar por aqui em busca de alimento, também receberam o mimo e saíram felizes. Servirei os pescoços de frango cozidos por 20 minutos em panela de pressão. Fica bom pra cachorro, como afirmei no início.
O que deu certo para mim não garante que vá dar certo para quem chegou aqui procurando uma informação. Não há unanimidade no assunto. Experimente, cru ou cozido, e deixe seu comentário. Peço apenas que sempre supervisione o momento da alimentação. Se houver engasgos, haverá tempo para agir.
Outro detalhe importante: não sirva pescoço de frango em grande quantidade e diariamente. Esse tipo de alimento deve ser oferecido eventualmente, uma ou duas vezes por mês, em pequenas quantidades. A alimentação básica deve continuar sendo a ração. Atualmente meus cachorros se alimentam de ração seca Fino Trato, Super Premium, e sachês da Pedigree para se alegrarem. Complemento, porque eles se habituaram com comida caseira, com uma carne bem inofensiva, sem gordura, como moela de frango. O peito de frango não anda bom (perceberam?) e estou dando um tempo.
tenho bulldog ingles, q nao sao de mastigar muito,
devo dar o pescoco cru , inteiro, ou melhor picar ?
Responda
Eu cozinhei os pés de frango para minha Pastora Katy. Será que é problema?
Responda
Paulo Teixeira Reply:
outubro 29th, 2018 at 06:25
Eu tiraria o osso maior, o da canela.
Responda
Tenho um American Bully de quatro meses, dei o pescoço cru e ele teve uma certa dificuldade pra comer, depois passei a conzinhar na panela de pressão, fica molinho e ele adorou…
Responda
Acho que meus cachorros vão gostar de comer um pescoço kkk
Responda
Tenho dois rottwellers, sempre compro pescoço de frango pra eles e eles adoram. Porém, eu retiro a pele e cozinho somente com água na panela de pressão, depois qdo o osso ficar bem molinho, trituro tudo no liquidificador e congelo em copinhos de café. Será que ainda assim é perigoso?
Responda
Paulo Teixeira Reply:
setembro 25th, 2017 at 19:10
Para cães de grande porte eu daria crus e inteiros. Eles tiram de letra.
Responda
Boa tarde, obrigada por compartilhar sua experiência, também li muito sobre o assunto, optei pelo cru, temos um Rotweiler com problemas de coluna e uma viralata, ambos estão adorando o pé do frango.
Responda
Obrigada por compartilhar sua experiência.
Triturei os pescoços no liquidificador e meus 8 felinos adoraram, tudo cru.
Pra minha cachorra vou fazer igual vc fez pq acho difícil ela comer cru.
Bjsss.
Elisa.
Responda
Gostei da dica! Vou passar a dar pescoço de frango para os meus cachorros também e observar a reação deles.
Responda