Os Primeiros Dias do Filhotinho – Onde Colocar a Caminha


Você acaba de adotar um filhotinho de cachorro e leva-o para a sua casa. Toda a família está muito feliz e faz muita festa no novo hóspede. Os primeiros dias do filhotinho em sua casa vão definir como ele se comportará no futuro. O que é certo e o que é errado fazer?

Não vamos entrar em detalhes sobre a raça do filhote, se é vira-lata, ou como foi escolhido na ninhada. Esperamos que tenha sido escolhido um cachorrinho saudável, nem muito tímido nem muito brigão, e que tenha sido comprado de um criador sério ou adotado de alguém responsável.

Onde colocar a caminha durante os primeiros dias do filhotinho em sua casa?

Os primeiros dias do filhotinho de cachorro na sua casa

O filhotinho deve ser adotado com, pelo menos, dois meses de vida. Ao chegar em casa ele vai estranhar o novo ambiente, sentirá falta da mãe, dos irmãos. Isso é normal e levará alguns dias até se acostumar.  É importante trazer o cachorrinho com um pano que tenha o cheiro dos irmãos e da mãe. Esse paninho deve ficar próximo ao filhote até ele se sentir ambientado.

Não é conveniente colocar o cachorrinho no local definitivo onde ele vai ficar. Deixe-o perto de você, arrume a caminha ao lado da sua para que ele possa sentir a sua presença, ouvir a sua respiração, e não se sentir desprotegido.

Mais tarde deve ser criado um local, que pode ser em um quarto, onde haverá água, comida nas horas estabelecidas e a caminha do cão. Quando ele for colocado lá, todos da casa devem ignorá-lo, para que ele possa se acostumar a não depender de ninguém, mesmo que ele chore.

O filhotinho deve ser levado ao veterinário para o exame clínico inicial, quando será observada a existência de alguma doença congênita ou adquirida após o nascimento. Nesta ocasião são dadas as primeiras vacinas e é feito o plano de vacinação e vermifugação. Antes de tomar todas as doses iniciais das vacinas o cachorrinho não deve sair à rua ou ter contato com outros animais. Passada esta fase, o filhotinho pode e deve ter contato com outros cachorros para se socializar.

Boa sorte na nova vida.

 


Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.