Preço e qualidade fazem a diferença na hora de comprar a melhor ração para cães e gatos. Os dois fatores variam de acordo com o tipo da ração escolhida. Quanto maior a qualidade, maior o preço.
STANDARD, a pior ração
A ração mais barata, denominada STANDARD, ou de combate, é a pior delas. A ração STANDARD é feita com matéria-prima de baixa qualidade. O animal precisa ingerir grandes quantidades para se sentir saciado e continuará mal nutrido. Quase todo o alimento será eliminado nas fezes, bastante volumosas. O animal poderá emagrecer, mesmo comendo muita quantidade e sofrerá o efeito de uma série de doenças. A fórmula estampada no rótulo poderá indicar uma boa quantidade de proteína, mas bicos e penas são proteínas de baixa qualidade e não são digeridos. O pelo opaco, que começa a cair, mostra que o animal está se alimentando mal. Os corantes artificiais, presentes na ração STANDARD, podem causar câncer e alergias. A economia feita na compra da ração STANDARD será perdida no tratamento de doenças e suplementos alimentares.
PREMIUM, melhor custo/benefício
A ração PREMIUM está um degrau acima. Normalmente a ração PREMIUM não possui corantes ou são utilizados corantes naturais. As fezes serão menos volumosas e o aproveitamento da ração será bem maior. Isso representa economia. As rações PREMIUM não usam bicos e penas, mas carne de boa qualidade. A proteína da carne de frango, por exemplo, é superior ao farelo de vísceras de frango ou farelo de osso. O verso da embalagem mostra quais os ingredientes da ração PREMIUM. Cuidado com os eventuais substitutivos, pois podem estar sendo usados regularmente, não eventualmente.
SUPER PREMIUM, a melhor ração
A ração SUPER PREMIUM apresenta todas as vantagens da ração PREMIUM e mais algumas. A digestibilidade é excelente e o aproveitamento da ração é quase integral. As rações SUPER PREMIUM são enriquecidas e há rações medicamentosas, outras para raças específicas ou faixa de idade. Observe os níveis de garantia que aparecem na embalagem, como a proteína bruta, que não deve ser alta nem baixa. O extrato etéreo é a quantidade de gordura presente na ração. Sendo a melhor ração encontrada no mercado, a SUPER PREMIUM deve ser oferecida em pequena quantidade, conforme tabela presente na embalagem. Tenha uma balança e use a quantidade correta.
Observações importantes
1 – As classificações STANDARD, PREMIUM e SUPER PREMIUM foram estabelecidas pelos fabricantes das rações. Você poderá encontrar ração com outra nomenclatura. Além disso, o que é pior, não existem parâmetros numéricos para classificar as rações. Assim, uma ração rotulada como PREMIUM pode ser STANDARD. Muito cuidado na hora de comprar e, na dúvida, peça orientação ao Veterinário.
2 – Depois de aberta a embalagem, a ração deve ser consumida em 30 dias, guardada em local seco, protegido da luz e calor. Costumo colocar a ração em potes plásticos que são fechados hermeticamente. Todas as qualidades da melhor ração são assim preservadas.
3 – Cereais transgênicos – Quase todas as rações utilizam cereais transgênicos. Rações sem cereais podem estar livres do selo que indica a sua presença. Mas o frango, eventual componente da ração, não comeu milho transgênico? Então, não vamos nos preocupar.
O Tudo Sobre Bichinhos tem um artigo falando sobre isso: Rações sem transgênicos para cães e gatos.
Pulo do gato (e do cachorro)
Na hora de escolher a ração para cachorro ou gato, o consumidor fica perdido no meio de tanta variedade de marcas, muitas do mesmo fabricante. O mercado é bem variado e novas marcas aparecem com frequência. As cores da embalagem tentam passar uma ideia de qualidade, requinte, segurança, o que nem sempre condiz com o que está dentro do saco. As aparências enganam.
Sabendo disso, o consumidor procura pelo nome do fabricante da ração. A maioria é pouco conhecida pelo público em geral. Finalmente descobriu uma ração cujo fabricante é famoso, uma multinacional. Esta é boa, pensa! Enganou-se. Já comprei uma ração para gatos de fabricante famoso. Era toda colorida, cheia de corantes. Para que isso?
Melhor então pedir a opinião do comerciante?
Nem sempre. O comerciante, de um modo geral, precisa comprar grandes volumes do fornecedor para obter preço competitivo. Ração tem data de validade. Então… esta ração terá prioridade para ser vendida. Nem sempre é a melhor opção. Além disso, comerciante não é especialista em rações, salvo exceções.
Quem quiser pode se aprofundar no assunto e conhecer os melhores ingredientes para rações de cães e gatos. Ainda assim, poderá confundir a proteína de bicos, pés e penas com a proteína de carne de frango. Melhor não arriscar. Na dúvida, fale com o médico-veterinário que atende seu pet. Ele saberá indicar a melhor ração, não apenas pela marca, mas também pelas necessidades específicas de cada espécie, levando em conta a raça e idade. Afinal, ele conhece muito bem aquele que vai fazer uso da ração.