Lacraias são animais peçonhentos e algumas espécies são bastante venenosas, podendo causar a morte de um ser humano. Ontem assisti a um pequeno trecho de um programa de TV com Richard Rasmussem, que faz coisas que nunca me atreveria a fazer. Seu programa, Mundo selvagem com Richard Rasmussen, exibido pela NatGeo é de assustar. Fiquei impressionado com o tamanho de uma lacraia, cerca de 30 cm, que passeava pelo seu braço, quando estou habituado a encontrar lacraias bem menores, com até 5 cm. O próprio Richard, habituado a conviver com animais peçonhentos, afirmou que nunca havia tocado em uma lacraia, por temer o seu veneno. Confesso que não assisti todo o programa, impressionado pela lacraia, que de vez em quando aparece em minha casa.
Imagem: Divulgação NatGeo – Matéria em O GLOBO
Pesquisando na internet fiquei mais tranquilo ao constatar que as lacraias brasileiras tem veneno, sim, são animais peçonhentos, mas seu veneno parece não ser tão tóxico para o ser humano. Mesmo assim, uma picada de lacraia pode causar dor forte e inchaço no local da picada. Se a lacraia for grande pode ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida. O socorro médico deve ser procurado. Nada de correr riscos desnecessários.
Onde vivem as lacraias?
Ambientes úmidos, troncos em decomposição, locais com entulhos, dentro de tijolos, ralos e tubulações de banheiros, qualquer local que seja úmido e sem iluminação, são seus esconderijos favoritos. Daí a ímportância de manter quintais limpos, sem entulhos e troncos abandonados.
Das poucas espécies encontradas no Brasil, a Scolopendra subspinipes, é uma das mais comuns. As outras são: Scolopendra viridicornis, Otostigmus scabricauda, Cryptops iheringi e Octocryptops ferrugineus. Fonte: Wikipédia
As lacraias têm hábitos noturnos. É comum aparecerem dentro de casa, na pia da cozinha, no banheiro, durante a madrugada. É preciso ter muito cuidado, pois podem se esconder na esponja da pia, no pano de prato, na toalha do banheiro. Colocar veneno nos ralos é uma medida preventiva bastante eficaz. Há quem aconselhe preparar uma mistura de querosene, creolina e água, despejando nos ralos. Nunca testei. É recomendado que isso não seja feito durante a noite, quando elas estão em plena atividade. Como as lacraias são muito rápidas, podem atacá-lo quando se sentirem ameaçadas. Sempre é bom lembrar que lacraias são animais peçonhentos. Não facilite com elas e procure atendimento médico se for picado por uma delas.
Observação:
Lacraias são animais peçonhentos. Seriam insetos?
Fiquei na dúvida sobre a classificação das lacraias. Seriam insetos? O site da FIOCRUZ publica:
“Inseto de hábitos noturnos, elas são muito ativas, correndo rapidamente a procura de sua presa que é detectada, e muitas vezes imobilizada, através da inoculação do veneno.”
Na verdade, lacraias não são insetos. Alexandra Martins, amiga sempre antenada e estudiosa do reino animal, esclarece:
“Lacraias não são insetos! Lacraias são Myriapodas, mais especificamente, chilopoda.
Caso fique na dúvida se um animal é inseto ou não, conte as pernas. Insetos pertencem ao subfilo Hexapoda, ou seja, aqueles que possuem seis pernas.”
Classificação científica (Wikipédia):
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Quilópodes (Os quilópodes ou centípedes são organismos da classe Chilopoda do filo dos artrópodes que inclui lacraias. São animais de rápida locomoção, carnívoros e não se enrolam. Wikipédia)
Ordem: Scolopendromorpha
Família:Scolopendridae
Género: Scolopendra
Lacraias não são insetos!!! Lacraias são Myriapodas, mais especificamente, chilopoda.
Caso fique na dúvida se um animal é inseto ou não conte as pernas, insetos pertencem ao subfilo Hexapoda, ou seja, aqueles que possuem seis pernas.
Responda