Quando imaginamos um animal de guarda logo pensamos em um cão feroz, talvez um Rottweiler ou Pastor Alemão. Pelo barulho que faz há quem prefira o minúsculo Pinscher para tomar conta da casa. Todos eles cumprem o seu papel com eficiência, mas nada se compara ao ganso como verdadeiro animal de guarda.
Vou citar dois sites que tratam do assunto. O texto é o mesmo. Um deles está em inglês, o Knowledgenuts e outro em português: o Megacurioso. Os sites falam das qualidades comprovadas dos gansos para a função de animal de guarda. Além da audição e visão superiores a qualquer outro animal, inclusive cães e seres humanos, os gansos têm um senso de território fora do comum. Não tente penetrar em local que esteja sob a sua guarda. Eles são incorruptíveis, não se vendem por um petisco e nem tem rabo para abanar.
A eficiência do ganso como animal de guarda
Como andam em bandos, costumam grasnar alto quando ameaçados. Isso reúne todo o grupo, que parte imediatamente para o ataque. Dizem que na China há delegacias protegidas por gansos e o sucesso tem sido comprovado diariamente.
Apesar de tudo, mesmo sendo uma ave, costumam ter comportamento parecido ao de outros animais de estimação, tornando-se apegados aos donos e obedecendo seus comandos.
O comportamento das aves merece uma atenção especial.
Quem observa as reações de uma calopsita na presença de seu dono fica surpreso ao ver tanto comprometimento, tanto afeto e amor. Dizem que as calopsitas são os cachorros que voam.
Quem cria galinhas no quintal sabe o quanto elas gostam da presença do seu “dono”.
Circula pela web um vídeo em que uma galinha deita no ombro do menino que a acaricia. Um exemplo de amor.
Os homens deveriam prestar mais atenção a esses detalhes “insignificantes” em vez de pensar tanto em poder, status e aparência. A vida poderia ser bem diferente, muito mais humana e solidária.
Aprendamos com os animais, nossos verdadeiros mestres.
E isso é a pura verdade, fui nascido e criado em um sítio aqui em MG, e lá tinha muitos gansos e quando se sentiam ameaçados partiam pro ataque de verdade.
Responda