ENVENENAMENTO – PRIMEIROS SOCORROS


Uma vizinha me chamou ontem à noite. Perguntou se eu tinha algum remédio para envenenamento. Estava desesperada. Sua cachorrinha havia ingerido veneno de rato. Perguntei que tipo de veneno. Não foi chumbinho, mas aquele rosa, vendido legalmente.

Disse a ela que deveria levá-la ao veterinário imediatamente mas, para não perder tempo, resolvi agir com o que tinha em casa, no meu estojo de primeiros socorros.

A cachorra, uma poodle pequena pesando uns seis quilos, estava babando muito, sem conseguir ficar de pé.

Primeiros Socorros com Atroveran

Preparei uma seringa com água e 6 gotas de Atroveran. Ela bebeu o remédio e, logo em seguida, vomitou bastante. Nem foi preciso dar água morna salgada ou água oxigenada 10 volumes para forçar o vômito. Na verdade, pulei essa etapa por não lembrar das instruções que havia publicado em outro artigo.

Como a cachorrinha vomitou medicamento e veneno, tornei a repetir o Atroveran.

Em poucos minutos ela já estava se recuperando. Levantou e saiu andando. Agora cedo soube que está passando bem, como se nada tivesse acontecido.

A aplicação do sulfato de atropina injetável seria o procedimento de Primeiros Socorros indicado para casos de envenenamento por veneno de rato, mas deveria ser realizado por um veterinário, para acompanhar e definir a dosagem apropriada conforme a reação do animal.

A atropina é um alcaloide encontrado na planta Atropa belladonna. Na fórmula do Atroveran aparece, entre outros componentes, o extrato fluido de Atropa belladonna.

O sulfato de atropina injetável é de uso veterinário e as dosagens variam de acordo com a resposta animal. É um produto forte e não deve ser usado por leigos. Até a chegada do socorro veterinário o melhor é seguir as recomendações acima, provocando o vômito e dando Atroveran. O carvão vegetal, se disponível, absorve as toxinas e também pode ser utilizado até a chegada do veterinário.

Já escrevi sobre isso anteriormente, mas o fato de ter colocado a teoria em prática me animou a dar destaque ao procedimento. Quando situações desse tipo acontecem não há tempo a perder. Os minutos são preciosos para os primeiros socorros. O veneno de ratos precisa ser expelido através do vômito o quanto antes.

Tenha sempre Atroveran no seu estojo de primeiros socorros.

 


2 comments on “ENVENENAMENTO – PRIMEIROS SOCORROS

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.