Embora sejam muito parecidos e ambos sejam répteis, jacarés e crocodilos pertencem a famílias diferentes. As diferenças entre jacarés e crocodilos começam, mas não terminam por aí.
Os crocodilos pertencem a uma família numerosa, com quatorze espécies. Vivem nas margens dos rios mas também são encontrados no mar. Banho de mar na Austrália e Ilhas do Pacífico é arriscado, ainda mais que o crocodilo-de-água-salgada é o maior réptil encontrado na face da Terra e não possui predadores naturais. Felizmente o Brasil está livre dos crocodilos. Já bastam os tubarões em nossas praias.
Os jacarés pertencem a outra família, que se dividem em quatro gêneros: Caiman (Jacaretinga, Jacaré-de-Papo-Amarelo e Jacaré-do-Paraguai), Paleosuchus (Jacaré Anão e Jacaré-Coroa), Alligator (Jacaré-Americano e Jacaré-da-China) e Melanosuchus (Jacaré-Açu). Fonte: Colégio Web
O Jacaré-de-Papo-Amarelo é nosso velho conhecido. Nas lagoas e canais da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, são encontrados jacarés dessa espécie. O nome Jacarepaguá é muito significativo. Concordam? Segundo matéria publicada pelo portal O DIA em abril de 2014, “estima-se que só no Complexo Lagunar de Jacarepaguá (de 280 km², composto pelas lagoas da Tijuca, Camorim, Jacarepaguá e Marapendi), existam pelo menos 4 mil animais dessa espécie.” Jacarés de Papo Amarelo podem chegar a mais de três metros de comprimento e são comuns em pântanos desde a Argentina, passando pelo Paraguai, Uruguai, Bolívia até o norte do Brasil. O crescimento urbano contribui para a extinção da espécie.
Anatomia – Algumas diferenças entre jacarés e crocodilos
Cada uma das duas famílias tem características próprias. As principais, segundo a matéria publicada pelo site Colégio Web, são:
Jacarés:
Focinho mais largo e com formas mais arredondadas. Dentes desalinhados. Ventre sem escamas.
Crocodilos:
Cabeça mais comprida e o focinho mais afilado. Dentes perfeitamente alinhados. No ventre, os crocodilos apresentam escamas com poros glandulares, o que não aparece no ventre dos jacarés.
Os crocodilos costumam ser maiores do que os jacarés, mas há espécies de jacarés que superam em tamanho algumas espécies de crocodilos. O jacaré-açu, por exemplo, é maior do que o crocodilo-anão.
Ajude a preservar os jacarés brasileiros, principalmente os que estão acuados em áreas urbanas. Não jogue pedras e outros objetos e não os alimente. Eles sabem procurar sua comida. Os jacarés não atacam o homem, a menos que se sintam ameaçados. Deixe-os viver! Passe essa ideia adiante.