Coronavirose e parvovirose
A coronavirose tem esse nome por causa do vírus da doença, que se localiza em forma de coroa nas células em que se aloja.
O vírus corona não ataca somente cães, podendo ser o causador de sérias infecções intestinais em gatos, bovinos e outros animais.
A contaminação se dá através das fezes de animais doentes. É importante manter o ambiente limpo e desinfetado.
Sendo uma doença viral, o período de incubação entre o contágio e aparecimento dos primeiros sintomas é bastante curto, não passando de três dias.
Diarreia, vômitos, perda de apetite, letargia e febre são os sintomas mais comuns. As fezes tem a coloração alaranjada mas não cheiram mal.
A vacinação anual é a melhor prevenção.
A parvovirose, a enterite canina parvoviral, é uma das viroses mais conhecidas e contagiosas. Os cães adultos são mais resistentes porque já adquiriram certa imunidade. É alto o índice de mortalidade entre animais infectados.
A incubação, que é o período a contaminação até o aparecimento dos primeiros sintomas, pode demorar 12 dias.
Uma vez identificada a doença através de exames de laboratório, o animal doente deve ficar isolado de outros animais e do homem para não propagar a doença.
O tratamento com sais minerais, vitaminas e glicose tem por objetivo dar suporte ao animal para que ele consiga reagir. Deve ser feito na clínica veterinária.
Sites que serviram de fonte de informação sobre coronavirose e parvovirose para este artigo: Center Vet – Coronavirose e Center Vet – Parvovirose
Pingback: Guia prático de vacinação de cães e gatos - Tudo Sobre Bichinhos
Pingback: Fezes com sangue nos animais | Tudo Sobre Bichinhos
Pingback: Uso de germicida na higiene das mãos | Tudo Sobre Bichinhos