Como Evitar que o Gato Saia de Casa


Quem tem gato conhece muito bem as dificuldades para manter o animalzinho em casa. Curiosos, caçadores por natureza, gostam de conhecer o mundo e, muitas vezes, acabam pagando com a vida pela aventura. Então, como evitar que o gato saia de casa?

Morando em apartamento tudo é mais fácil. Basta colocar telas nas janelas, varandas, basculantes de banheiro e cozinha, e em qualquer orifício que possa ser utilizado como rota de fuga. Os gatos são muito observadores e pacientes. Em geral, estudam o ambiente antes de decidir o que fazer. E, quando fazem, geralmente não falham. Nunca subestime sua inteligência e esperteza para não se surpreender.

E quem mora em casa? Como evitar que o gato saia de casa?

Como evitar que o gato saia de casa

Morando em casa com quintal a estratégia tem que ser outra. Não adianta telar todo o terreno. O gato sempre vai arrumar uma maneira de escapar. Poderá usar a tela como escada e passeará pelo topo em desafio direto a você.

Tendo árvores no quintal a fuga é bem mais fácil. Gatos sobem pelo tronco como se estivessem passeando em terreno plano. Escalam os galhos com muita facilidade, mas ficam com medo na hora de descer. Muitas vezes, nestas horas, acabam se machucando ou optam por pular para o quintal do vizinho. Em terreno desconhecido correm o risco de serem envenenados (muitos colocam veneno contra ratos) ou sofrerem ataques por cães bravios. No meu quintal cães e gatos vivem em harmonia. Isso pode fazer com que o gato pense que encontrará ambiente amigável do outro lado do muro, o que nem sempre acontece.

Como evitar que o gato saia de casa

A melhor maneira de evitar que o gato saia de casa é dar a ele total liberdade. Deixe-o solto no quintal, onde poderá brincar e gastar energias. Ofereça o que ele mais gosta: comida, liberdade, amor e carinho. Respeite a sua individualidade. Gatos não gostam de colos forçados. Espere pacientemente que ele saberá procurá-lo na hora certa.

Gatos castrados são mais caseiros. Com seis meses os filhotinhos podem (e devem) ser castrados. Isso fará com que prefiram o aconchego do lar.

Atualização em 28 de janeiro: moro em casa e desisti de prender Leléu. Ele sai e volta logo. Espero que não brigue, não enfrente cachorros, não coma veneno. Hoje documentei a sua fuga. Já voltou e está aqui, ao meu lado, acompanhando meu trabalho.

Como evitar que o gato saia de casa

Como evitar que o gato saia de casa

Como evitar que o gato saia de casa

 


13 comments on “Como Evitar que o Gato Saia de Casa

  1. Olá,
    Meu nome é Miriãn e recentemente adotei um gato siamês de 2 anos, não sei exatamente o histórico dele, qdo adotei (há 5 meses) ele estava acuado e doente, soube que foi abandonado, fiz todo tratamento, vacinei e castrei. Estou com 2 problemas: meu gato não aceita ninguém em casa, fica miando o tempo todo, durante o tempo todo para as visitas, ELE MIA, FICA OLHANDO E RESMUNGANDO. e tb não sei o que fazer pra evitar que ele saia, durante o dia ele quase não sai, mas á noite, meu DEUS!!!!!é terrível ele fica a noite inteira miando e arranhando as portas pra sair. meu quarto tem uma sacada e porta balcão, não tem como colocar tela, não sei o que fazer, já peguei ele na
    calçada, e fico muuuuito preocupada com isso.
    se alguém tiver alguma idéia ficarei muito agradecida, pois não durmo direito há 5 meses.

    Responda

  2. Meus dois gatos (um macho e uma femea), já estão meio idosos, mas há muito tempo não saem mais de casa. Coloquei telas nos portões e aumentei a altura dos muros e eles não conseguem escapar. Não que não tentem, ou que não sintam vontade de sair.

    Responda

  3. Oi.. estou passando.por isso…tenho gatos em casa..dez no momento..são todos castrados…não.sou má pessoa mas vejo filhotes largados na rua..trago pra casa..castrados..enfim…não tem pra quem dar..hoje vizinho reclamou de fezes no quintal dele…solto os gatos toda manhã e tranco em casa de tarde..mas tenho uma gata mais rebelde que muitas vezes não aparece..não sei o que fazer..não quero problemas com os vizinhos e não posso me livrar dos gatos…o que faço

    Responda

  4. Acontece o mesmo com o meu, Castrei logo aos 6 meses achando que evitaria dele sair de casa, mas a noite ele quase destrói a casa ate que deixamos ele sair…e hoje voltou machucado de uma briga com outro gato

    Responda

  5. O meu não sai de casa. Eu posso soltar os cachorros pra andar na rua e deixar o portão aberto que ele não sai. O máximo que ele faz é sentar e ficar olhando a rua do portão, mas ele não vai pra rua. Ele está sempre junto de nós.. até quando vamos ao banheiro ele vai atrás HAHAHA
    Ele é muito companheiro e adora ficar perto de nós!!
    Agradeço a Deus por isso porque já perdi gatos por causa de vizinhos maldosos e é muito triste porque eu me apego demais aos meus filhotes. São meus bebês!!

    Responda

  6. Cara valeu por me ajudar ai, o meu tá fugindo direto, vou castralo antes que alguém mate ele, aq onde moro vizinhos são maus e dão venenos pros gatos por causas de seus passarinhos na gaiola.

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    Sinto desapontá-lo, mas o meu é castrado e passa a noite na rua. Não adiantou nada. Só resta rezar.

    Responda

  7. Gostei do seu post. Vivo tentando segurar meus bichaninhos em casa. De vez em quando eles fogem. Meu marido quer se mudar para uma casa menor no próximo ano, e lá não terei como segurá-los, porque o espaço é pequeno demais para nós quatro ficarmos trancados dentro de casa. Eu ia colocar um alambrado, e tinha justamente essa dúvida: será que vai dar certo, porque crio gatos há muito tempo e sei que eles sempre dão um jeitinho. Atualmente existem zilhões de posts sobre “como evitar que o seu gato saia”, mas ninguém se pergunta em “como educar as próximas gerações para que não maltratem animais”.

    Responda

  8. Pingback: Gatos são crianças travessas - Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.