A primeira coisa que se faz ao dar banho em cachorro é escovar o pelo, verificando se há alguma doença de pele, algum parasita, como pulgas ou carrapatos.
A melhor maneira de dar banho em cachorro é levá-lo a um Petshop especializado em banho e tosa, mas que seja de sua inteira confiança. A mídia tem mostrado dezenas de relatos de maus tratos a animais em alguns desses estabelecimentos durante o banho e tosa, além de serviço prestado por pessoal não especializado. Dar banho em cachorro não é tão simples como pode parecer. Algumas providências são obrigatórias para uma limpeza completa do pelo e para evitar problemas futuros.
Havendo carrapatos e pulgas, não use algum produto por conta própria para dar banho medicinal. Alguns componentes podem intoxicar os cães e o veterinário deve ser consultado previamente. Tire os nós do pelo com suavidade, sem puxar a pele.
Limpe a orelha externamente com algodão úmido. Somente veterinários podem limpar o canal auditivo. Assim, limpe apenas externamente, inclusive as cartilagens externas. Se perceber mau cheiro, cor estranha, secreção ou cera, fale com o veterinário. Há doenças que acometem o sistema auditivo do cão. Coloque algodão parafinado nos ouvidos para evitar a entrada de água. Na falta deste é melhor não usar nada e tomar cuidado redobrado para evitar a entrada de água nos ouvidos.
O ritual do banho em cachorro
Feito isso, vamos ao banho. O cachorro deve estar ao ar livre, no sol, no horário mais quente do dia, após dez da manhã, sem vento. Comece a molhar as patinhas e, com a mão molhada, faça com que ele se acostume com a mangueira. Nunca molhe a cabeça no primeiro momento.
Use shampoo próprio para banho em cachorro, que deve ser espalhado com a mão. Não tendo shampoo para cães, use shampoo neutro, para crianças.
Se as unhas estiverem compridas, não tente cortá-las. Leve ao veterinário.
A cabeça deve ser lavada com as mãos molhadas, com cuidado para não entrar água nos ouvidos. O enxague requer muito cuidado, colocando a cabeça para cima enquanto passa a mão molhada para tirar o sabão.
Enxague muito bem todo o corpo para não deixar restos de shampoo. O condicionador pode ser usado, caso o cachorro tenha pelos longos. Neste caso, torne a enxaguar e massageie os pelos para o condicionador agir melhor.
Secar é mais importante do que dar banho em cachorro, que não pode dormir com o pelo molhado. O ambiente úmido e quente é propício para o desenvolvimento de fungos, que podem causar uma série de enfermidades de pele. Comece a secar pelo rosto. As patas devem ser bem secas, principalmente entre os dedos, e escovadas. Passe a toalha em todo o corpo.
Depois de completamente seco, deixe-o ficar ao sol por algum tempo. Se usar o secador, use um que seja apropriado para cachorros. Secadores para humanos costumam ser muito quentes e poderão causar queimaduras sérias.
Depois de aquecido ao sol, passe a toalha novamente e escove os pelos.