Como Acabar com Pulgas Dentro de Casa e Eliminar Pulgas no Ambiente


Acabar com as pulgas dentro de casa é quase uma guerra. Não basta eliminar as pulgas que infestam o animal de estimação. O ciclo de vida da pulga vai desde os ovos, passando pelas larvas e pupas. As pupas são bastante resistentes e podem permanecer protegidas no casulo por muito tempo, escondidas no ambiente. No momento em que houver condição propícia de calor e presença de um hospedeiro, elas nascem e começam o novo ciclo. As pulgas adoram o verão.

Eliminar pulgas no ambiente

As pulgas infestam todo o ambiente e se hospedam, de preferência, nos cães e gatos que eli vivem. Muitas vezes não percebemos a sua presença, a não ser pelo desconforto do animal ao se coçar insistentemente, ou pelas sujeirinhas que ficam no lençol, quando os animais dormem na cama. Essas sujeirinhas são fezes. Muitas vezes também encontramos manchas de sangue. Ao banhar o animal a primeira água sai escura, avermelhada, pela mesma razão.

Como acabar com pulgas dentro de casa

Algo precisa ser feito para preservar a saúde do animal. Acabar com pulgas é tarefa prioritária. Um bom banho seguido da aplicação de Frontline ou equivalente é o procedimento adequado para a maioria dos casos.  Cumpre a missão de acabar com pulgas que infestam o animal, mas não resolve o problema do ambiente, repleto de ovos e pupas em estado latente.

Como acabar com pulgas, larvas e pupas

Um amigo de longa data, possuidor de cinco cães, morando em casa com quintal, sofreu com esse problema e contou o que fez para, após muito tempo e trabalho, conseguir acabar com pulgas, larvas e pupas dentro de casa e na área externa. Ainda assim ele não se descuida e está sempre atento ao menor sinal.

Eis o seu relato:

Moro em casa com quintal e isso complica um bocado. Pesquisei na internet e fiz o seguinte:

1) Passei Pulgoff para tirar as pulgas do corpo deles e os levei para dar banho fora de casa, numa Pet Shop.

2) Enquanto estavam na Pet Shop, aspirei a casa toda, estofados, cantinhos. Normalmente eu coloco Neocid dentro do aspirador (aspirando um bocado jogado no chão) para que as pulgas e ovos morram dentro do saco do aspirador.

3) Passei um desinfetante desses fortes em todo o ambiente interno.

4) Lavei a varanda e o pátio, que tem um piso de tijolos, com água salgada. Misturei 1 kg de sal num balde d’água e passei em tudo, e não sequei. Dizem que o pó do sal, quando espalhado, mata os ovos da pulga se entram em contato.

5) Pulverizei o jardim, o pátio e a sala com Neem (inseticida natural). Usei um pulverizador desses que fazem nuvem.

6) Joguei fora os panos, tapetinhos e almofadinhas que os cachorros usavam para deitar.

7) Trouxe os cachorros de volta mas, antes de entrarem em casa, coloquei FrontLine em todos. Para economizar, coloquei o Frontline comum em 3  e o FrontLine Plus (que tem atuação no ambiente) em 2.

8) Continuo aspirando a casa e os cantos onde eles costumam ficar a cada 2 dias.

Atualmente a infestação está sob controle.

Armadilhas

Na internet dizem para montar uma armadilha para pulga, de forma que você possa manter uma contagem diária para ver se está melhorando, piorando, etc. Funciona como uma monitoração por amostragem. A armadilha consiste de uma bandeja rasa com água e detergente colocada no chão, com uma luz em cima. Dizem que as pulgas são atraídas pelo calor da lâmpada (tem que ser incandescente) e pulam na água, morrendo afogadas por conta da viscosidade do detergente. Não fiz isso ainda. Se voltarem, acho que vou fazer.

Sempre coloco aquela coleira anti-pulga verde neles, mas quando tem infestação ela não dá conta.

Uma observação sobre a coleira anti-pulgas:

Uma vez a utilizei em um dos meus cachorros e ele teve uma reação alérgica imediata, precisando de socorro veterinário urgente. Então, qualquer produto, qualquer estratégia de combate, deve passar pela orientação e aprovação do veterinário. Acabar com pulgas, sim! Mas só com pulgas.

Você já travou uma batalha desse tipo? Conte pra gente aqui nos comentários.

 


69 comments on “Como Acabar com Pulgas Dentro de Casa e Eliminar Pulgas no Ambiente

  1. Essas pulgas veio do inferno pra acabar com nossa paz.
    Estou bem e stressada com elas na minha casa e no meu quintal
    Passo butox em tudo mas dentro de casa tá sempre cheio de gente e tenho meu animalzinho que usa uma coleira pra pulgas e nexgard mas mesmo assim nem ele tá aguentando e quando vou dormir elas pulam no colchão e quando se sentem ameaçadas elas picanha demais agente aí jogo sal fino na casa pq veneno dentro de casa não posso joga não sei mas o que fazer

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.