Cinomose é a doença que mais mata atualmente na Região dos Lagos, no Estado do Rio. Estive na Agropecuária Orla Nova, onde costumo comprar rações e medicamentos para meus cachorros e gatos, e fiquei impressionado com a quantidade de depoimentos. Todos disseram conhecer alguém que já perdeu um cachorro vítima da doença. Liguei para duas clínicas veterinárias, uma em Iguabinha (Amor de Bicho) e outra em Iguaba Grande (Animal Vet) e obtive a confirmação.
Cinomose tem cura?
A cura da Cinomose é muito difícil. Como já escrevi em outro artigo: “O vírus da doença, um morbilivírus da família paramyxoviridae, é transmitido pelo ar, ao contato com animais infectados, através de secreções e excreções do corpo.“
Os sintomas da cinomose são decorrentes de infecções bacterianas secundárias. Se o cão apresenta mal-estar, anorexia, depressão, febre de até 41ºc, rinite, conjuntivite, pneumonia, tosse, vômito, diarreia, cegueira, ataques convulsivos, alteração comportamentais, incoordenação dos movimentos e tremores musculares, provavelmente está com cinomose.
Parvovirose
Outra doença que se espalha de forma endêmica é a parvovirose. A parvovirose, a enterite canina parvoviral, é uma das viroses mais conhecidas e contagiosas. Os cães adultos são mais resistentes porque já adquiriram certa imunidade. É alto o índice de mortalidade entre animais infectados.
Erliquiose, a doença do carrapato
Completando o quadro, a Erliquiose, conhecida como a doença do carrapato, também está entre as que fazem suas maiores vítimas entre os cães.
A Erliquiose é causada por bactérias do gênero Ehrlichia, sendo a principal a Ehrlichia canis. O carrapato marron, o Rhipicephalus sanguineus, é o principal transmissor da doença. (Mais informações no site Saúde Animal…)
Vacinas previvem doenças e salvam vidas
Cada vez mais constatamos a necessidade de manter as vacinas dos animais em dia, utilizando vacinas de boa qualidade, com procedência reconhecida, corretamente armazenada em geladeira e aplicada por profissionais qualificados.
O ambiente onde vivem os animais deve ser mantido sempre limpo e desinfetado. Lembre-se: seu sapato pode estar contaminado quando você entra em casa e transmitir a doença aos animais, mesmo que eles não saiam.
O desinfetante utilizado em clínicas veterinárias e canis é bastante eficaz. Embora pareça caro, comparado com aqueles vendidos em mercados, seu efeito é muito mais abrangente e um litro rende 500 litros depois de corretamente diluído.
Fazendo as contas, sai mais barato.
Pingback: Doenças mais comuns em cães e gatos - Tudo Sobre Bichinhos