CHOW CHOW é Manso ou Agressivo?


Um domingo desses a TV exibiu um programa onde aparecia um cão da raça Chow Chow extremamente agressivo. Seus donos apresentavam ferimentos graves nos braços e rosto, tendo sido hospitalizados algumas vezes precisando receber pontos e antibióticos. Mesmo assim, não desistiram do animal e após muitas semanas de tentativas, com muita paciência, atenção e amor, conseguiram mudar o comportamento do animal. Não sei se teria a mesma disposição, embora já tenha vivido situação parecida há muitos anos, quando tínhamos um pequinês.  Afinal, o Chow Chow é manso ou agressivo?

Características do Chow Chow

Os cães da raça Chow Chow (Songshi Quan), originários da Mongólia, são independentes e dispensam companhia constante. Seus donos podem passar o dia fora que eles não se incomodam. Isso é bom? Talvez denote falta de amor, mas pode ser uma defesa registrada em seu DNA. Cães dessa raça eram usados para caça, guarda e puxar trenó, tendo servido de alimento por terem a carne macia. Sabe-se lá o que já vivenciaram. Mesmo assim, os cães precisam respeitar o chefe da matilha, no caso os seus donos. Isso é muito difícil com o Chow Chow, que não reconhece a autoridade do dono. Independência ou desvio de conduta?

Não é das raças mais inteligentes. O Chow Chow é difícil de ser adestrado. Tem uma das mordidas mais fortes, só perdendo para o Pit Bull.

Necessita de passeios e exercícios, mas moderadamente, sem exageros.

Tolera bem o frio por causa da sua pelagem, mas sofre com o calor. Para o clima brasileiro não é uma das raças mais apropriadas.

Por causa do seu pelo deve ser tosado e tomar banho uma vez por mês.

Altura: Fêmea: 46–51 cm, Macho: 48–56 cm
Peso: Fêmea: 20–27 kg, Macho: 25–32 kg

 

Chow Chow no programa da Eliane

Pelo que tenho pesquisado na internet, não encontrei muitos elogios e recomendações a esta raça, razão pela qual prefiro não ter uma opinião final. Existem algumas linhagens de Chow Chow bem agressivas e a raça é temida por muitos veterinários, que preferem atender o cachorro somente com o uso de focinheira.

Gostaria de conhecer a opinião dos leitores para saber qual o padrão da raça Chow Chow, se a agressividade a que todos assistimos na TV foi um caso raro ou se é frequente de acontecer.

Para quem não assistiu, aqui está o programa completo.

Chow Chow agressivo com o Dr. Pet

 


140 comments on “CHOW CHOW é Manso ou Agressivo?

  1. Adotei
    Um das ruas.. ele está bem machucado e traumatizado.. faz 7 dias q estou cuidando dele e é só chegar perto q ele rosna . Faz 2 dias q ele mordeu minha mãe umas 4 vezes no braço. Vcs acham q ele ainda fica manso? Eu tenho 2 crianças em casa e fiquei com medo.

    Responda

  2. Claudinéia

    Quando o Chow Chow está distraído ele não presta atenção en nada más do que no que ele está colocando todo sus atenção então ao você foi seguralo ele Extranhou seu movimiento brusco cuando eles estiverem assim elevados em outro planeta temos que primero atrair a atenção deles para gente chamando o nome dele por ejemplo e aí então poder seguralos

    Responda

  3. Fabio Junior

    O Chow Chow até os 6 ou 7 meses é considerado filhote e é muito brincalhão não está mordendo por querer ferir o atacar e sim está brincando e quando atinge a maturidade aos 12 meses é outro comportamento. Mas tem que ser um poco duro com eles até que se formem um cachorro de carácter dócil

    Responda

  4. O Chow Chow até os 6 ou 7 meses é considerado filhote e é muito brincalhão não está mordendo por querer ferir o atacar e sim está brincando e quando atinge a maturidade aos 12 meses é outro comportamento. Mas tem que ser um poco duro com eles até que se formem um cachorro de carácter dócil

    Responda

  5. Tenho Chow Chow a 4 anos

    Sempre lidei com a raça e comparo com outras raças que tive como rotwaile, chiuahua, poodle, pastor inglês, pastor alemão.

    E bom não eh visto um Chow Chow que seja violento ou agressivo, o que sim são territorialistas, nunca vi que atacasse o próprio dono. De noite ficam mas atentos e na defensiva com pessoas Extranhas.
    Meu Chow Chow nunca ataco ninguém pelo contrário é muito dócil e carinhoso.

    Tenho outros familiares que também tem Chow Chow e me falam o mesmo, que são muito carinhosos e que é melhor raça para casa e apartamento eles se adaptam muito bem a qualquer ambiente.

    E precisam sim espaço ou se não que os levem a passear ao menos 2 vezes ao dia

    Pelo que vejo quando um cachorro é agressivo geralmente é pelo modo como lhe criam.

    Si alguém tem Qualquer dúvida que eu possa aclarar é só perguntar

    Responda

  6. Tenho uma Fêmea ela é mansa , foi criada dentro de casa e meu neto anda nas costas dela e ela não reage agressivamente . sempre foi mansa.

    Responda

  7. Tenho uma Fêmea ela é mansa , foi criada dentro de casa e meu neto anda nas costas dela e ela não reage agressivamente . sempre foi mansa.

    Responda

  8. Fabio Junior, de onde você é? Tenho uma fêmea de 3 meses, tenho vontade de está trocando informações com donos de Chow Chow´s. Se quiser é só me enviar o E-mail que te passo meu contato para a gente se comunicar.

    Responda

  9. Olá, eu tenho um macho de 3 anos, castrado desde 1 ano. Também já avançou e chegou a morder quando tentei mexer nele enquanto “roubava” a comida dos gatos.
    Ele não gosta de estranhos, mas em casa é o nosso bebê, muito dócil e companheiro.
    Eu diria que é agressivo em situações adversas, mas amo meu Chow Chow incondicionalmente.

    Responda

  10. Olá eu tenho um Chow Chow macho de4 anos TB já me mordeu, pq ele fugiu pra rua, e quando eu fui pegá-lo, ele me estranhou. Mas esse é o problema dele, ele não gosta que tentam pegar ele quando foge, dentro de casa é outro cachorro.vc me indicaria a castração?

    Responda

  11. O meu tem pouco mais de um mês. Nao sabe receber carinho. So morde. ja sente muita raiva e ataca. E quase impossível contato. Acho que quando crescer vai ser dos que ataca ate o dono.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.