Argiope Argentata ou Aranha-de-prata é Comum nos Quintais e Também Tem Veneno


Quem mora em casa com quintal, certamente já encontrou a aranha-de-prata, cujo nome científico é Argiope Argentata, tecendo sua teia entre folhas e galhos. Fotografei poucas aranhas em minha vida, mas esta foi a primeira que encontrei no meu refúgio atual. Fiquei fascinado pela sua beleza e a forma em X como se posiciona no centro da teia.

A argiope argentata ou aranha-de-prata é comum nos quintais com pomar e até em paredes externas da casa. Tem coloração amarela, branca, preta e prateada. Estas aranhas são consideradas inofensivas, segundo o comentário de alexandramartins148 no Instagram.

“Todas as aranhas têm veneno. Quando elas capturam sua presa injetam o veneno que irá transformar todos os órgãos da presa em sopa. Assim, elas sugam seu alimento. As únicas aranhas no Brasil que têm um veneno forte o suficiente para matar um adulto são as armadeiras, aranha marrom e viúva negra. As demais irão causar apenas febre, dor e inchaço.” 

Ainda no Instagram, javiercanteros comentou:

É uma Argiope A. Argentata, que não é perigosa para os humanos.

Reconheça a Argiope Argentata

Esta imagem foi feita há mais de 10 anos e publicada no Alma Carioca:

argiope argentata ou aranha-de-prata

argiope argentata ou aranha-de-prata

Como a maioria dos animais, a aranha Argiope Argentata não vai incomodar o ser humano e nem sair a teia. Deve ficar em paz, tecendo sua teia geométrica e se alimentando de insetos. Não deve ser morta ou ter a teia destruída. Vive pouco mais de dois anos. É maior do que o macho e o mata após o acasalamento.

  • Reino:Animalia
  • Filo:Arthropoda
  • Classe:Arachnida
  • Ordem:Araneae
  • Família:Araneidae
  • Gênero:Argiope
  • Espécie:A. argentata
  • Saiba mais…

Há muitos artigos, alguns ricamente ilustrados, sobre esta aranha. Estão disponíveis na internet, bastando acessar seu buscador preferido.

Agradeço a Alexandra (alexandramartins148)e Javier (javiercanteros) pelos comentários no Instagram que possibilitaram arealização desta matéria.

Resposta sobre Argiope Argentata ou Aranha-de-prata

 

 


5 comments on “Argiope Argentata ou Aranha-de-prata é Comum nos Quintais e Também Tem Veneno

  1. MANOOO TEM UMA DESSA NO MEU PORTÃO
    ELA É AMARELA
    QUASE TIVE UM INFARTO QUANDO A VI!
    Vou coloca em um pote e soltar em algum terreno vazio

    Responda

  2. Tenho uma dessa no meu quintal.Ela gosta de fazer a sua teia entre um varal e outro. Ela é prateada. Quando o sol a ilumina. Nooossa que privilégio apreciar a arte da natureza tão de perto. Gratidão, Pai!

    Responda

  3. Tenho uma dessa no meu quintal.Ela gosta de fazer a sua teia entre uma corda e outra. Ela é prateada. Quando o sol a ilumina. Nooossa que privilégio apreciar a arte da natureza. Gratidão, Pai!

    Responda

  4. Obrigada! Encontrei uma entre as folhas de meu jovem pé de lichia. Não a incomodei, segui fazendo o meu trabalho de limpeza do jardim. Ela acabou sendo uma companheira de meu trabalho! Respeito todas as formas de vida!

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.