Xixi no Lugar Certo para Cães e Gatos


Tive muitos cachorros e todos eles aprenderam desde pequenos a fazer xixi no lugar certo. Não apenas xixi, mas também cocô. Foi muito fácil ensinar, sem necessidade de premiar os acertos e castigar os erros. Foi preciso apenas respeitar suas preferências e não querer impor nossa vontade.

Para que seu cachorro faça xixi no lugar certo, precisamos entender o que é lugar certo. O que é certo? O que é errado? Errado é fazer xixi e cocô em qualquer lugar da casa, sem um lugar definido. O certo é usar o banheirinho deles, tal como fazem os humanos.

O lugar escolhido não deve ficar próximo ao local onde dormem ou se alimentam, mas não muito distante. Um ambiente próximo seria o ideal. Na minha casa, Nick e Mel usam um cômodo separado para fazer suas necessidades, comem na cozinha e dormem no meu quarto. Tudo separado. Eles só usam o tapete higiênico, sempre disponível e forrado com jornais, quando estão trancados em casa, o que acontece durante a noite ou quando saio. Em geral preferem utilizar o quintal para fazer o número 1 e o número 2, como alguns preferem chamar.

Não há idade para aprender a fazer xixi no lugar certo

Xixi no lugar certo

Foi fácil ensinar aos dois a fazer xixi no lugar certo. Isso se ensina desde pequeno, mas nada impede que animais adultos também aprendam. Cachorros são muito inteligentes, bem mais do que muitos imaginam. Quando seu cãozinho fizer xixi no lugar errado, não bata, não brigue, não fale alto, não demonstre irritação. Limpe o local com uma folha de jornal, sem amassar, e a coloque no lugar escolhido para os futuros xixis e cocôs. Servirá como isca. Leve-o até o local e converse com ele, mostrando que ali é o lugar certo. Confie no poder da comunicação que existe entre vocês. Ele entenderá e vai agradecer. Da próxima vez que sentir vontade, seguirá o olfato. É muito provável que já faça cocô ou xixi no lugar certo.

Xixi no lugar certo

Ensinar gatos é mais fácil. Seus hábitos incluem fazer as necessidades na areia e depois cobrir. Então, morando em apartamento, basta manter uma caixa com areia sempre limpa. A areia é especial, um derivado da argila, e deve ser trocada após algum tempo de uso. Mesmo morando em casa com quintal, habitue-se a manter a caixa com areia dentro de casa. Gatos castrados passam a noite com você, o que é muito bom. Isso evita brigas, doenças e envenenamentos, prolongando a vida do gatinho. Dizem que gatos que vivem soltos não vivem mais do que três anos em média.  Tendo conforto, comida, carinho, serviço de hotel cinco estrelas, precisa ir à rua? Eles vão acabar entendendo. Leléu, que era rueiro, já passa a maior parte do tempo dentro de casa. O fato de se alimentar várias vezes ao dia facilita bastante a tarefa de mantê-lo nos limites do nosso quintal.

 
1.738 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.