Vômito e Diarreia – O que Fazer? – Dicas de Primeiros Socorros


Vômito e diarreia – Caso seu cachorro apresente um quadro de vômito e diarreia, suspenda imediatamente a alimentação convencional. É muito provável que o próprio animal rejeite o alimento, mas não force. Dê apenas água, se possível água de coco, para mantê-lo hidratado.

Cachorros são nossas crianças e quase sempre devem ser tratados como tal, não importando a idade. Lembro das ligações telefônicas que minha mãe fazia, mesmo durante a madrugada, para ser aconselhada pelo pediatra quando eu ficava doente, com vômito e diarreia. E o tratamento não mudou, tanto para crianças quanto para os nossos bichinhos.

Vômito e diarreia devem ser tratados pelo vet

Geralmente as emergências acontecem durante a madrugada ou nos finais de semana ou feriados. Devemos estar preparados e agir, até que seja possível conseguir um socorro do médico-veterinário.

Como tratar vômito e diarreia

Que poderes tinha a sopinha de batata que mamãe fazia! As mães sabem tudo. Prepare uma papinha de batata inglesa cozida e carne moída bem magra em proporções iguais. Coloque uma pitada de sal. Vá servindo aos poucos, de três em três horas, durante três dias.

Para a diarreia compre, assim que possível, um probiótico e ofereça durante três dias. Casos graves podem requerer o uso de antibióticos, mas cabe ao veterinário decidir o melhor tratamento e receitar o medicamento.

Procure identificar a causa da indisposição. Ele comeu petiscos ou algo a que não estava acostumado? Tudo deve ser considerado, principalmente saber se isso acontece com frequência ou se foi um caso isolado.

Assim como as crianças, nossos cachorros se recuperam rapidamente. Em pouco tempo estarão felizes, correndo pelo quintal ou apartamento, sem qualquer sinal que estiveram doentes.

O blog Cachorro Verde apresenta um guia com orientações bastante úteis para o caso de mal estar leve. Vale a pena consultar, imprimir e manter sempre disponível. Alem de vômito e diarreia são abordados outros assuntos, como parar de beber água, recusar alimento, gases, coceiras, etc.

 
263 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.