Viagem de Férias: Levar ou Não Levar os Bichinhos?


O verão se aproxima e, com ele, as tão esperadas férias. Muita gente aproveita o momento para viajar. A família se prepara. Para onde ir, o que levar e, principalmente, quem levar. Filhos não são problemas. Quando pequenos nem são consultados pelos pais, que decidem por eles. Mas… e os bichinhos? Vale a pena levá-los na tão sonhada viagem de férias?

Atualmente já há hotéis que aceitam animais em suas dependências, mas fazem uma série de exigências. Afinal, há entre os hóspedes aqueles que  não suportam o convívio com animais de estimação e até com crianças. É hora de fazer uma pesquisa nos sites especializados  (veja a lista fornecida pela Folha de São Paulo), ligar para o estabelecimento e tirar todas as dúvidas sobre a hospedagem do animalzinho.

A viagem de férias

Resolvida a questão da hospedagem é hora de pensar na viagem. O carro é melhor meio de transporte para quem viaja com animais.  Não esqueça da cadeirinha. Bichos de estimação devem ser tratados como crianças e ter brinquedos para se distrair, água e alimentos, se a viagem for longa. Não o alimente antes da viagem. Se o animal costuma enjoar, converse com o veterinário para que receite algum medicamento específico.

Viagem de férias: viajando de avião

As companhias aéreas têm suas regras e, de um modo geral, os animais são dopados e colocados na área de bagagem, separados dos donos. Quando são bem pequenos podem viajar na cabine, desde que dentro das caixas de transporte.

Dependendo do destino, aumentam as exigências. Mudando de Estado é exigida a Caderneta de vacinação, que deve estar atualizada.  Nas viagens internacionais é necessário obter o Certificado Zoosanitário Internacional, expedido pelo Ministério da Agricultura. Mesmo assim, o país de destino pode exigir que o animal fique em quarentena.

Talvez seja melhor deixar o animalzinho em um dos muitos hotéis exclusivos para animais. Será necessário um período para adaptação, pois o estresse será inevitável.  Verifique se o hotel exige vacinas para todos os animais, se o alojamento é individual ou coletivo e se há tratadores durante 24 horas.  Pesquise na internet se há reclamações sobre a qualidade dos serviços prestados.

Adotar um animal requer tanta responsabilidade quanto adotar uma criança. Pense bem antes de tomar uma decisão tão séria.  Não faça como em alguns países, em que os habitantes abandonam seus animais nas ruas quando chegam as férias.

(Origem da imagem: Ospaparazzi)

 
951 views

2 comments on “Viagem de Férias: Levar ou Não Levar os Bichinhos?

  1. Pingback: Onde deixo meu gato quando viajar? - Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.