Verme da Pulga Pode Matar – Dermatite Alérgica – Anemia – Sangue nas Fezes – Verminoses


Recentemente doei três filhotinhos de gatos. Estavam com dois meses e já vermifugados com um produto à base de pamoato de pirantel. Mesmo assim um deles estava com o verme da pulga. Por serem muito novos ainda não havia iniciado um tratamento anti-pulgas.

A infestação por pulgas é comum em gatos, principalmente naqueles que vieram das ruas ou que tem contato direto com outros gatos habituados a passeios pela vizinhança, como acontece com os meus.

Não percebi nada de anormal antes de doar. As pulgas são difíceis de serem localizadas, mas a coceira é um dos sintomas visíveis. Talvez por cuidar de seis gatos, que usam a caixa de areia para as suas necessidades, tenha sido mais difícil perceber qualquer anomalia nas fezes. O produto que uso na caixa, uma espécie de argila, camufla as fezes e transforma a urina em torrões, O saco de dois quilos custa menos de cinco reais.

verme da pulga

A nova tutora logo percebeu sangue nas fezes e os pequenos vermes parecidos com grãos de arroz. Feito o diagnóstico foi iniciado o tratamento contra o verme da pulga, que pode inclusive levar o gatinho ao óbito quando não tratado.

A pulga pode causar muitas doenças. Uma delas é a dermatite alérgica, que já vimos anteriormente. A dermatite alérgica em cães e gatos pode ter três causas principais e a mais comum é causada por picadas de pulgas ou carrapatos (DAPP).

Anemia é outra doença causada pelas pulgas, já que ela se alimenta de sangue.

As verminoses estão entre as doenças que merecem mais atenção. O verme do gato, Dipylidium sp causa diarreia com muco e sangue, facilitando o diagnóstico da doença. Pequenos grãos parecidos com arroz são encontrados perto do ânus. O verme libera uma toxina que, em grandes quantidades, afeta o sistema nervoso podendo causar convulsões.

Como tratar o verme da pulga

Pulgas e carrapatos são causadores de muitas doenças e preocupam tutores de cães e gatos. Há muitas fórmulas milagrosas para acabar com pulgas e carrapatos, algumas para uso interno e outras para aplicar na pele. Atualmente estou usando fipronil nos meus bichinhos, tanto em cães quanto nos gatos. Depois conto os resultados.

Gatos são mais sensíveis do que cachorros e nem todo vermífugo usado para cães pode ser utilizado em gatos. Usar o produto errado pode ser fatal para gatos. Além de acabar com o verme da pulga e outros vermes, também pode acabar com a vida de seu gatinho. Então, o veterinário SEMPRE deve ser consultado.

Referência externa: Web Animal

 
4.976 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.