Vacinas para Gatos


Já falamos a respeito das vacinas para cães e quais doenças são evitadas pela sua aplicação. E as vacinas para gatos? São as mesmas?

vacinas para gatos

É bom lembrar que as vacinas devem ser aplicadas em clínicas veterinárias, pois precisam ficar na geladeira, mantendo a temperatura entre 2 e 8 graus.  O veterinário deve fazer um exame clínico no gatinho antes de vacinar.

As vacinas para gatos são diferentes das aplicadas em cães.  O calendário para filhotes deve ser definido pelo veterinário, mas é mais ou menos este:

A primeira dose da vacina tríplice, quádrupla ou quíntupla é aplicada quando o gato completar dois meses.  Um mês após, aplicar a segunda dose e, em seguida, a vacina antirrábica.

Quais são as vacinas para gatos?

Vacina tríplice: contra Panleucopenia, rinotraqueíte e calicivirose (é a mais comum e usada na maioria das clínicas).

Vacina quádrupla: contra Panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose e clamidiose.

Vacina quíntupla: contra Panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose, clamidiose e Leucemia Felina.

 A vacinação é iniciada aos dois meses porque, enquanto está mamando, o gatinho está protegido pelos anticorpos fornecidos pelo leite da mãe. Nos casos em que a mãe é gata de rua, sem ter sido vacinada anteriormente, esses anticorpos não existem no leite e a vacinação deve ser antecipada.

Após as primeiras vacinas o gatinho deverá receber as doses anuais de reforço. O veterinário deve aplicar as vacinas e manter a caderneta de vacinação atualizada.

Há, também, vacinas contra outras doenças que poucos conhecem, como a FIV e FelV.

(Fonte: Mundo felino)

vacinas para gatos

 
863 views

One comment on “Vacinas para Gatos

  1. Pingback: Herpes felino ou rinotraqueite felina - Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.