Uso de Sabonete Germicida na Higiene das Mãos


É importante cuidar sempre da higiene das mãos, pois elas são a porta de entrada para as principais doenças que se instalam no nosso organismo. Sempre estamos em contato com o mundo exterior e este, sem qualquer dúvida, é mais poluído do que imaginamos. Seres invisíveis estão no dinheiro, na casca do limão, no corrimão das escadas rolantes, nos balaústres dos ônibus. Basta um descuido, uma coceirinha nos olhos, um dedo na boca enquanto procuramos a solução para um problema, e somos invadidos por seres alienígenas. Nosso organismo está preparado para enfrentá-los, mas muitas vezes o inimigo é mais forte e acaba vencendo a batalha contra as nossas defesas. E se instala a doença.

Quem lida com animais, mesmo aqueles que vivem dentro de casa, deve ficar atento e sempre manter as mãos limpas. Não adianta uma lavadinha rápida, deixando a sujeira na toalha. É preciso muito mais.

Vou citar o meu exemplo, onde a possibilidade de contaminação por bactérias, vírus e fungos atinge um grau bastante elevado. Cuido de três cachorros, sendo um bem velhinho, que não consegue se manter de pé, fazendo suas necessidades na cama onde dorme. Precisa de higiene constante. Mesmo com proteção, não tocando diretamente nas fezes e outras secreções visíveis, há o contato com o corpo do animal, com seu pelo, sua saliva, sua urina. Além disso, muitas vezes aplico medicamentos em feridas que custam a cicatrizar e são fonte de infestação por moscas.

Outro cachorro tem um problema crônico na vista, sempre apresentando uma secreção purulenta que, mesmo tratada, insiste em permanecer.

Como se não bastasse, gatos e cachorros de rua sempre passam por aqui a procura de alimentos e tratamento para alguma doença. Quase todos estão infestados por pulgas e carrapatos.

Como fazer a higiene das mãos

Higiene das mãos

Isso tudo faz com que passe muito tempo lavando as mãos. Costumo usar os sabonetes Lifebuoy e Dettol. Fiz uma pesquisa e verifiquei que são as duas marcas que oferecem proteção eficaz. A higiene das mãos deve ser feita com muita atenção, lavando bem entre os dedos, as costas das mãos, as unhas, deixando a espuma abundante agir por, pelo menos, um minuto.

Nos casos mais críticos, quando o risco de contaminação é muito elevado, lavo roupas e utensílios com o mesmo produto que uso para higienizar o piso, o Herbalvet T.A. Nunca aplico puro. Ele é altamente concentrado. De acordo com o fabricante, devemos diluir dois ml em um litro de água. Certa vez lavei sapatos e calças com o produto diluído segundo as instruções  do fabricante. Seu uso deve ser somente em casos extremos. Exemplo: você teve contato com um animal suspeito de estar contaminado por parvovirose.  A parvovirose, a enterite canina parvoviral, é uma das viroses mais conhecidas e contagiosas. Os cães adultos são mais resistentes porque já adquiriram certa imunidade. É alto o índice de mortalidade entre animais infectados. Não podia correr riscos de transmitir a doença a cães sadios.

O importante é usar todos esses produtos, inclusive os sabonetes antibacterianos, principalmente nas mãos. Deve ser evitado o contato com olhos e mucosas. Pode haver irritação e sensibilidade a algum componente da fórmula. Além disso, a pele do nosso corpo precisa de algumas bactérias que nos são benéficas e o PH natural da pele deve ser mantido. Então, use o sabonete antibacteriano de preferência onde deve ser usado: para fazer a completa higiene das mãos.

Como esclarecimento, esta matéria NÃO é patrocinada. Os produtos citados são os que costumo usar. Antes de fazer uso de qualquer um deles consulte o seu médico. O que é bom para mim, nem sempre é bom para você.

Informações adicionais sobre a completa higiene das mãos

higiene das mãos

Os sabonetes em barra demonstram maior eficácia. O Dettol em barra elimina as bactérias Escherichia coli, encontrada nas fezes, Pseudomonas Aeruginosa, responsável pela maioria das infecções hospitalares e Staphylococcus aureus, causadora de infecções na pele e pneumonia.

O sabonete Lifebuoy em barra foi eficaz contra E. coli e P.aeruginosa mas não eliminou S. Aureus. Em compensação, foi o único sabonete testado que mostrou-se eficaz contra S. marcescens.

Tenho uma barra de cada no lavatório e vou alternando o uso.

 

Almoçando em restaurantes

Higiene das mãos nos restaurantes self-service

Antes de almoçar sempre devemos lavar as mãos. O sabonete líquido não é eficaz como bactericida. Tenha sempre álcool gel e use-o quando necessário.

Em 2009 escrevi uma matéria para o “Dicas do Timoneiro” onde alertava para os riscos de almoçar em restaurante self-service.  Nestes restaurantes o cliente escolhe o que colocar em seu prato. Todos usam os mesmos utensílios e fazem isso logo que chegam ao local, vindo da rua. Onde estiveram antes? Suas mãos estão limpas? A maioria não se preocupa com higiene pessoal.

Os utensílios vão passando de mão em mão, misturando-se com a comida, contaminando mãos e alimentos. Em seguida, você pegará seus talheres, o copo, talvez venha a comer uma fatia de pão.

 
1.052 views

4 comments on “Uso de Sabonete Germicida na Higiene das Mãos

  1. Paulo Afonso Teixeira , gosto de usar o LYSOL mata 99 por cento de germes bem o fabricado aqui e o mais usado , o CLOROX, Tambem e por incrivel que pareca o PINHO SOL DAQUI e excelente tambem

    Responda

  2. Por isso não me espanto quando vejo as crianças japonesas (muitas delas) usando máscaras de proteção. O risco aqui é muito alto. Gasto muito desinfetante hospitalar, o Herbalvet, na limpeza da casa. Hoje lavei o "front yard" com ele. Tira os odores e deixa o chão realmente limpo. Dizem que mata até o vírus da parvovirose. Como ando pelas ruas, sempre é bom manter o quintal limpo.

    Responda

  3. Isso e fato, ja li uma materia que mostrava pessoas ai no Rio entrando num restaurante na hora do almoco sentavam-se a mesa e nao lavavam as maos antes das refeicoes raros os que faziam, por esse motivo quando se tem um surto de gripe ou resfriado todos pegam rapidissimo por causa dos germes, por exemplo se uma pessoa esta resfriada e vai espirrar dentro de um coletivo enao possuir lenco de papel ou mesmo de pano deve dobrar o braco e colocar em frente a boca e ao nariz desta forma os germes nao se propagam para outras pessoas, o lenco de tecido nao e muito recomendado pois devera ser lavadao cudadosamente com antisepticos, aqui nos EUA normalmente lavamos nossas maos mais de 20 vezes ao dias algumas pessoas mais do que isso e o habito e ainda mais em cidades que tem agua quente em todas as torneiras, os brinquedos de criancas sao desinfetados com Clorox ou Lysol e agua em todas as creches todos os dias, o mesmo acontece com os Patios de Areia onde as criancas brincam, as criancas sao ensinadas a lavar as maos e todas dentro das mochilas tem que ter lencos de papel exigido pelas professoras, em alguns estabelecimentos restaurantes consultorios medicos etc etc tem uma dispensa na parede com GEL para os pacientes desinfetarem as maos

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.