Separar Filhotes da Mãe Causa Sofrimento?


Shirley está preocupada com a doação de gatas que estão com ninhadas. Ela pergunta se causa sofrimento separar filhotes da mãe, pois geralmente as pessoas só querem ficar com um animalzinho.

Shirley é cuidadora de animais e já perdeu a conta dos gatos que recolheu das ruas. Shirley não pode ficar com todos os bichinhos por falta de espaço e recursos. Ela os recolhe das ruas, castra, aplica as vacinas, vermifuga, trata as doenças e depois faz a doação para pessoas responsáveis, que assumem o compromisso de cuidar bem deles. É assim que deve ser.

Já vivi a experiência de separar filhotes da mãe

Causa sofrimento separar filhotes da mãe

Tive um caso parecido, quando doei três filhotinhos da Xandoca, a gatinha persa que vivia conosco. Cada filhotinho foi para uma casa diferente, onde passaram a receber boa alimentação e todo o paparico que merecem, com muito amor e carinho. Hoje, passado um ano, estão felizes e sendo bem cuidados.

Xandoca, a zelosa mãe, estranhou um pouco nos primeiros dias, mas nada que a prejudicasse. Afinal, esta não era a sua primeira ninhada e separação, mas foi a última, pois mandei castrá-la logo em seguida.

Shirley pergunta se gatos são irracionais e se o sofrimento de mãe e filhotes é grande com a separação da ninhada.

Minha resposta para ela foi a seguinte:

“Os animais não são irracionais, como algumas pessoas ainda pensam. Eles raciocinam, decidem o que fazer e sentem emoções como nós, seres humanos. Sentem fome, frio, amor, intolerância e saudade. Cada um tem personalidade própria, comportamentos diferentes e individuais.

Temos assistido a filmes que mostram o sofrimento de mães, de várias espécies de animais, quando separadas dos filhotes pequenos. É o instinto materno, presente em todas as espécies, não apenas nos humanos. Depois de crescidinho, cada filho deve seguir o seu caminho e levar sua vida. Isso faz parte da vida de todas as espécies e não causa sofrimento insuportável.

Com os seres humanos também é assim, não é? Quantos filhos vivem longe dos pais, em outras cidades, outros países… a vida segue.

Continue fazendo o bem e doando os gatinhos, sem arrependimento. Espere apenas que eles desmamem antes de doar. Depois, um novo mundo os espera. E que sejam felizes!”

 
2.496 views

4 comments on “Separar Filhotes da Mãe Causa Sofrimento?

  1. Minha cadela escapou da corrente e matou os seia gatinhos da minha gata e agora ela procura o tempo todo pelos gatinhos. Estou muito triste pois não sei o que fazer com ela. Alguém tem alguma idéia por favor

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    Difícil responder. Tenho gatos e cachorros vivendo juntos. Foram socializados desde sempre. Não uso correntes. Todos dividem o mesmo espaço, a mesma cama, e já vi comendo no mesmo prato. Quande se coloca barreiras criamos problemas.

    Responda

  2. Minha gatinha teve 4 filhotes e me apeguei demais,vão fazer 2 meses e hoje,levando pra vermifugar,uma pessoa se intereçou por um deles,fiz algumas perguntas,dei algumas dicas a ela de como cuidar dele,e ao virar as costas chorei igual criança.Ainda falta doar 3 pois vou castra-la na próxima semana.
    Q dó q estou sentindo.

    Responda

  3. Estou passando por uma situação semelhante e este depoimento me confortou mais. Uma gatinha que peguei da rua para cuidar estava grávida de três filhotes, esperei chegarem a dois meses e fiz doação consciente, chequei bem os candidatos e estou certa que cuidarão bem deles. Obrigada.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.