ROTTWEILER tem Fama de Cão Bravo


Quem vai adquirir um filhote de Rottweiler pode se assustar com o que dizem sobre a raça: o Rottweiler é um cão de guarda, considerado agressivo, utilizado só para trabalho. Mas isso foi no passado. Com o decorrer dos anos esta raça foi bastante humanizada (será que isso é bom ou ruim?) e passou a ser um ótimo cão para conviver com a família, inclusive crianças, aceitando toques e brincadeiras um pouco mais brutas. Se alguém puxa a sua orelha, por exemplo, ele vira a cabeça para mostrar descontentamento e dá uma mordidinha de leve na mão, sem qualquer intenção de machucar. Pelo menos, é o que garantem criadores experientes e proprietários apaixonados pela raça.

O Rottweiler é um cão bravo, mas avalia bem a situação antes de partir para o ataque. Aprende com facilidade  e deve ser adestrado desde cedo por profissional qualificado.

E a fama de cão bravo?

Misturas entre raças podem causar mudanças no comportamento padrão da raça, com resultados imprevisíveis. Portanto, nunca compre cães em Pet Shops ou de criadores domésticos. Sempre adquira um cão que tenha pedigree. Conheça os padrões de cada raça. No caso do Rottweiller, esta raça tem pelo curto, denso, preto, com as pratas cor de canela. Muitas vezes tem duas pontas cor de canela acima dos olhos. Rottweiller com manchas brancas, cor de canela até a região da anca ou subindo pela cabeça, está fora de padrão.

O macho pesa entre 50 e 55 quilos. A fêmea pesa entre 35 a 40 quilos. Segundo o padrão FCI/CBKC n°147/ 1/1/2004 a altura ideal para machos é de 65/66cm na cernelha e 60/61cm para fêmeas.

O Rottweiler é um cão que está sempre alerta. Se não estiver sempre alerta, pode significar um desvio de comportamento, que o classifica fora dos padrões da raça. Como cão de guarda, o Rottweiler está sempre atento a tudo que se passa nos seus domínios.

Rottweiler tem fama de cão bravo

Criadores afirmam que se você adquirir um Rottweiller com pedigree, tendo 45 dias de vida, ou um pouco mais, e o incluir no convívio com a família, não haverá problemas de relacionamento. O adestramento do filhote é sempre recomendado. O mesmo não se aplica se o cão já for adulto. Neste caso, não é recomendado abrir a guarda até conhecê-lo bem e ter inteira confiança no animal. Afinal, o Rottweiler é considerado um cão bravo de grande porte e, quando adquirido já adulto, pode ter vivenciado experiências que influenciaram no seu comportamento.

Como qualquer cachorro, o Rottweiler gosta de brincar e pode destruir objetos se não for corretamente treinado e não encontrar algo com que se distrair. Não deixe morder chinelos, tênis e outros utensílios. Sendo um cão de caça, os músculos da face precisam de exercício. Morder faz parte do seu desenvolvimento físico.

O Rottweiler, com todo o seu tamanho, peso e fama de cão bravo,  também gosta de carinho. Embora não pareça, é muito carente e adora chamar a atenção, principalmente se for um cão habituado ao ambiente doméstico.

Alguns cuidados devem ser tomados com a saúde e alimentação do Rottweiler. Sua pele clara propicia dermatites, pode apresentar otites e problemas gastrointestinais. A alimentação deve ser balanceada. Nada diferente dos cuidados que cada raça deve ter.

Decidiu? Vai comprar um Rottweiler? Procure um criador responsável e exija o pedigree.

Cão da foto: CLAUZ DE YOLCRIS – Pai: Roki Von Haus Zizakov, Mãe: Gisela de Yolcris – Leonardo Canil Haus Des Bulen

 

Conhecendo uma criação filhotes de Rottweilers:

 
9.824 views

2 comments on “ROTTWEILER tem Fama de Cão Bravo

  1. Pingback: Ganso é excelente animal de guarda - Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.