Posso dar Restos de Comida para meu Cachorro?


Alguns criadores e veterinários recomendam não dar restos de comida, nem qualquer outro tipo de comida que você prepare. A ração seca é o alimento ideal, dizem eles, e atende a todas as necessidades nutricionais, desde que seja de boa qualidade. A Ração Super Premium e a Premium, embora mais caras que as Standard, acabam custando menos do que os alimentos alternativos.

Cães têm sistema digestivo diferente do nosso e não processam bem determinados alimentos. A cebola, por exemplo, presente em quase todos nos alimentos preparados pelo homem, não faz bem ao cachorro (leia: Alimentos proibidos para cachorros) por  conter  tiosulfato, que pode causar anemia.

Também são proibidos o chocolate, abacate, café, uvas, passas, nós macadâmia, massa de pão ou bolo, alho, uva, repolho, rúcula, gorduras, leite, embutidos e muitos outros alimentos.

Costumo preparar um alimento que meus cachorros adoram, o risoto de peito de frango, sem qualquer tempero e feito com arroz integral. Mesmo assim, sei que posso estar errado e tento, ainda sem sucesso, fazer com que eles voltem a se alimentar da ração seca, da qual já se desacostumaram. Quando muito, na falta do risoto, aceitam uma latinha de carne ou frango ao molho, que é uma ração úmida enlatada, cheia de conservantes.

Cães de rua e os restos de comida

restos de comida servidos aos animais de rua

Não podemos impedir que sejam oferecidos restos de comida aos cães que vivem pelas ruas. É melhor do que deixá-los famintos. O importante é espalhar a informação entre aqueles que têm esse hábito caridoso, para que nunca incluam ossos de frango nas refeições. Os ossos de frango, presença quase obrigatória nos restos de comida jogados no lixo, podem perfurar o estômago ou intestino dos cães, levando-os `morte.

Esses restos de comida, quando em quantidade excessiva, podem se deteriorar e também atrair ratos, razão pela qual devem ser colocados no lixo após  a refeição canina.

Royal Canin

Fiz as contas do que gasto mensalmente com meus cachorros em alimentação. Fiquei assustado.

Farei uma experiência para mudar a alimentação do Bob, da Mel e do Nick.

Comprei uma ração Super Premium, top de linha, de alta palatabilidade e tentarei substituir a atual alimentação por ela. A fórmula me deixou animado:

“Farinha de vísceras de aves, milho integral moído*, quirera de arroz, farinha de trigo, gordura de frango, gordura suína, farinha de proteína isolada de suíno, polpa de beterraba, óleo de peixe refinado, óleo de soja refinado*, cloreto de sódio (sal comum), cloreto de potássio, parede celular de levedura (MOS), carbonato de cálcio, fosfato monocálcico, vitaminas (E, C, A, D3, B1, B2, B6, B12, PP), ácido pantotênico, biotina, ácido fólico, cloreto de colina, sulfato de ferro, sulfato de cobre, sorbato de potássio, óxido de manganês, óxido de zinco, iodato de cálcio, levedura seca de cervejaria, levedura enriquecida com selênio, DL-Metionina, palatabilizante à base de fígado de frango, antioxidante (BHA). *milho integral moído geneticamente modificado por Bacillus thuringiensis, Streptomyces viridochromogenes, Agrobacterium tumefaciens, Zea mays; óleo de soja produzido a partir de soja geneticamente modificada por Agrobacterium tumefaciens, Arabidopsis thaliana, Streptomyces viridochromogenes, Bacillus thuringiensis.”

Acabam-se os risotos e latinhas.

Quem vencerá?

Vou contando aqui no Tudo sobre bichinhos como eles reagiram às mudanças.

Após uma semana…

A ração seca Royal Canin é saborosa e os cães se adaptaram bem a ela. Costumo alimentá-los ao acordar, na hora do almoço e à noite. As fezes estão durinhas, sem mau cheiro. Tudo o que eu queria. Só tem um probleminha: nas duas primeiras refeições do dia eles reclamam da falta de um complemento. Passei, então, a misturar uma latinha de ração úmida à ração que sirvo aos três. Consegui enganá-los, embora note que aquele “apetite esganado” diminuiu bastante.

Hoje, em vez de misturar a latinha, adicionei ovos cozidos à ração. Em matéria de preço, o ovo é bem mais econômico. Sei, no entanto, que não devo fazer isso sempre. A ração seca já possui as quantidades de gordura e proteína que os cachorros precisam.  Amanhã posso pensar em adicionar uma latinha de atum light, mas sempre mantendo a ração seca como base. Aos poucos quero manter apenas a ração seca e eventualmente oferecer um almoço especial.

Após duas semanas…

Os cachorros andam muito tristes sem o risoto de frango. Depois que troquei o alimento que preparava pela ração seca, encontrei muita gente defendendo a inclusão da comida caseira na alimentação dos animais de estimação. A comida deve ser sem tempero, sem alho, sem cebola, com pouco sal. Andei lendo a fórmula dessas rações úmidas, cheias de conservantes, glutamato monossódico e outros produtos que não conheço. O risoto que preparo é muito mais saudável.

Então, manterei a ração seca, mas uma das refeições do dia será preparada por mim. Hoje preparei arroz com carne moída (patinho).

Para completar, um amigo me alertou sobre as mortes de cães nos Estados Unidos, vítimas de rações e petiscos preparados com ingredientes “Made in China”.  São muitas mortes e o caso está em discussão já faz algum tempo. Será que aqui no Brasil as indústrias também importam esses compostos?  Não saberemos, pois elas não são obrigadas a informar a origem dos componentes, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos.

Amanhã: risoto de frango. Cães novamente felizes. Adeus latinhas e petiscos.

 
2.801 views

7 comments on “Posso dar Restos de Comida para meu Cachorro?

  1. Meus Caes, não comem só ração, independente de ser cara boa como dizem não comem deveriam inventar uma ração que eles comam tanto que não seja preciso colocar agrados

    Responda

  2. A minha cachorrinha teve bebe , e a gente agora vai dar só ração por causa das fezes e do bebe pra não comer comida , mas minha sogra insiste em da comida gordurosa ai eles fazem coco fidido mole , eu não consigo acostumar eles pq ve comida fica loucos qual seria a melhoe opção ?

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    Além das gorduras em excesso, há temperos proibidos, como cebola e alho. Não há opção. Sua sogra precisa ser conscientização do mal que está fazendo.

    Responda

  3. A minha cadela Mary se alimenta de ração misturada com um pouco de carne moída com pouco sal e sem cebola, também acostumo acrescentar a cenoura, se der ração seca, ela não come, as vezes tb coloco latinhas de sabor carne ou frango misturado a ração.

    Responda

  4. Atualmente preparo a comida dos meus cães. Arroz parboilizado, carne moída e cenoura ralada são os ingredientes. Eles adoram. Sirvo duas refeições durante o dia, pela manhã e na hora do almoço. À noite, ração seca.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.