Ração Úmida faz Mal?


Dizem que ração úmida faz mal. Será verdade? A alimentação dos meus bichinhos ainda é uma questão mal resolvida. O gato, embora seja considerado por muitos como um animal independente, difícil de lidar, é quem me dá menos trabalho. Leléu come ração seca várias vezes por dia, só pedindo que adicione um pouco de ração no pratinho quando se alimenta (não importa que o prato esteja cheio). Pela manhã ofereço metade de um sachê de ração úmida Whiskas, retirando o vasilhame quando ele se mostra satisfeito. Repito o procedimento à noite.

Os cachorros não aceitam com facilidade a ração seca, talvez por nunca se sentirem suficientemente famintos. Foram acostumados com comida caseira, carne moída, peito de frango e moela, além da ração úmida em sachês ou latinhas. Pensei em substituir tudo pela ração úmida, mas muita gente afirma que a ração úmida faz mal.

Será que ração úmida faz mal?

ração úmida faz mal

Perguntei ao VET se poderia dar exclusivamente ração úmida aos meus cachorros, Nick e Mel. O Nick, mais velhinho, adora sachês. A Mel prefere comida caseira, mas também gosta dos sachês. O VET respondeu que não seria aconselhável oferecer apenas a ração úmida.

Ração úmida

A ração úmida é um alimento balanceado, rico em proteínas e favorece a hidratação do organismo, mas causa mau hálito e placas bacterianas. É preciso examinar a fórmula, observar se não contém sal, realçadores de sabor, aroma artificial, corantes, antioxidantes BHA e BHT e conservantes e se a embalagem está bem fechada, sem violações. Não esqueça de verificar a data de validade na embalagem. Depois de aberta, a ração úmida deve ser consumida no mesmo dia, mantida em geladeira se for dividida em duas refeições. Há várias marcas de rações úmidas em latas e sachês. É preciso analisar a qualidade de cada marca. Caso contrário, a ração úmida faz mal, muito mal, podendo causar intoxicações sérias. Além de tudo, é mais cara do que a ração seca.

Ração seca

A ração seca contém carboidratos e grãos transgênicos, condenados por alguns. A ração seca é o alimento completo, balanceado, desde que seja de boa qualidade, tipo Super Premium, por exemplo. Cuidado com rações baratas, cuja única finalidade é saciar a fome do animal e criar bolo fecal. Hoje comprei um quilo de ração Golden, da Premier Pet. Embora não seja Super Premium, é uma boa ração. Está classificada como Premium Especial. Não usa corantes e aromatizantes artificiais. Foi fabricada em março de 2016, com validade até março de 2017. Lendo todas as informações da embalagem, linha por linha, palavra por palavra, descobri que a ração seca também tem a validade comprometida depois de aberta a embalagem. Neste caso, a validade cai para 30 dias, respeitadas as condições de armazenamento. Fiquei pensando nos sacos de 15 quilos que comprava quando tinha mais cachorros. Possivelmente duravam mais que um mês. Isso explica o aparecimentos eventual de mofo, carunchos (gorgulhos) e outros insetos. Então, prefira embalagens de 1 kg, que possam ser consumidas em quatro semanas. Feche bem a embalagem e armazene em lugar seco, fresco e arejado, ao abrigo da luz.

Comida caseira

A comida caseira geralmente não é balanceada, mas os pets adoram. Fazer um alimento caseiro balanceado requer conhecimento e disposição. Dá trabalho. Quer experimentar? O site Cachorro Verde ensina. Na hora do preparo do alimento há ingredientes que devem ser evitados. Podem até matar. O organismo de cães e gatos é diferente do nosso. A comida também deve ser.

Nos próximos dias tentarei mudar a dieta dos meus cachorros, oferecendo ração seca e ração úmida. Tentarei misturar um pouco de cada tipo no pratinho.

ração úmida faz mal

Leléu, o gato que nasceu aqui, continua com a alimentação normal (ração seca e ração úmida whiskas) a que já se habituou e aceita bem. Não se mexe em time que está ganhando.

E você, como alimenta seu bichinho?

 

 
1.885 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.