Rações sem Transgênicos para Cães e Gatos


Passei a considerar a importância das rações sem transgênicos após assistir a um episódio de O SÓCIO pelo canal de TV a cabo History. No programa, a que sempre assisto, Marcus Lemonis ajudou na recuperação de uma Pet Shop que estava mal gerenciada. Os proprietários apostavam na venda de rações naturais sem milho, trigo e soja, conservantes e antioxidantes artificiais, considerados cancerígenos. Tinham uma boa clientela, apesar do preço mais caro das rações sem transgênicos, graças ao exigente consumidor americano que, assim como o europeu, está mais ligado nos problemas que os produtos transgênicos podem oferecer, do que no preço final do produto. As finanças da loja estavam mal porque havia falhas graves no PROCESSO, embora contasse com boas PESSOAS e bons PRODUTOS.

Mais de 90% do milho, trigo e soja vendidos no Brasil são transgênicos. Pela resistência que esses vegetais apresentam aos insetos, a quantidade de agrotóxico aplicado é maior do que o que seria considerado normal. Os riscos de doenças aumentam, principalmente tumores malignos em cães e gatos. Os conservantes artificiais, tipo BHT e BHA também são cancerígenos.

O ideal seria encontrar rações sem transgênicos de milho, trigo e soja, além de conservantes e antioxidantes artificiais. Há rações sem transgênicos, pelo menos nos Estados Unidos e países da Europa que fornecem o que esse nicho de mercado procura. Muitas dessas rações sem transgênicos são fabricadas tendo o frango como ingrediente principal. Aí vem a pergunta: será que o milho que alimentou esses frangos era transgênico?

Rações sem transgênicos

Fui a uma loja que vende rações, localizada perto de casa. Não moro em cidade grande e a variedade de produtos oferecidos é bem limitada. Olhando as prateleiras, só encontrei rações, tanto para cães, quanto para gatos, com o símbolo indicativo de produto contendo algum componente transgênico em proporção superior ao que a lei determina como aceitável (1%). Até a ração Super Premium, que compro habitualmente para Nick e Mel, possui transgênicos em sua formulação.

Rações sem transgênicos

rações sem transgênicos

Uma pesquisa na internet mostra que existem rações sem transgênicos a venda no Brasil que atendem ao que o consumidor deseja. São mais caras, mas evitam algumas doenças graves, como o câncer, e garantem uma alimentação de alta qualidade. Já bastam as muitas doenças que afligem nossos bichinhos de estimação, nossos filhos adotivos.

Para começar, sugiro que conheçam as rações sem transgênicos da Farmina, linha N&D e da Guabi Natural.

rações sem transgênicos

Embora muitos sejam contra a utilização de produtos transgênicos na alimentação, há quem não veja qualquer problema no seu consumo. A Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, uma organização que reúne cientistas prestigiados e, desde 1863, serve de conselheira para as decisões do governo americano, não vê qualquer problema no uso de transgênicos. Veja matéria do Jornal Nacional (TV Globo) de 17 de maio de 2016: Alimentos transgênicos não fazem mal à saúde, diz academia dos EUA

Vou continuar pesquisando e compartilhando o que encontrar.

Mais uma opção:

Grain-Free da Total Equilíbrio

Composição básica informada pelo fabricante da Equilíbrio Grain Free da Total:

Farinha de vísceras de aves, carne mecanicamente separada de frango, gordura de frango, amido de batata, ovo desidratado, farelo de ervilha, amido de mandioca, óleo de peixe refinado, arginina, DL-Metionina, L-carnitina, hexametafosfato de sódio 0,3%, extrato de yucca schidigera (0,1%), zeólita, extrato de própolis, mananoligossacarídeos, inulina, cloreto de potássio, aditivo antioxidante (tocoferol e essência de alecrim), vitamina A, vitamina B12, vitamina C, vitamina D, vitamina E, levedura enriquecida com selênio, ácido fólico, ácido pantotênico, cobre quelatado, cloreto de colina, sulfato de cobalto, ferro quelatado, iodato de cálcio, manganês quelatado, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina H, vitamina K, vitamina PP, zinco quelatado.

E você, tem alguma sugestão? Já utiliza rações sem transgênicos? Comente! Compartilhe sua experiência conosco!

 
1.591 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.