Ração Seca – Ração Úmida – Comida Caseira


Os nossos cachorrinhos precisam se alimentar todos os dias. Lembre-se, no entanto, que quantidades exageradas de alimentos vão tornar o animal obeso, causando sérios danos à saúde, inclusive doenças cardio-vasculares.

E o que é melhor: ração seca – ração úmida – comida caseira?

Considero-me suspeito para aconselhar alguém, pois sou o primeiro a fazer o que considero errado. Meus cachorros se alimentam, principalmente, de comida caseira. Preparo  um risoto, feito com peito de frango desfiado e arroz integral. Eventualmente, quando lembro, misturo um creme de cenouras. Tudo isso é feito sem qualquer tempero, inclusive sal.

Quando não tenho tempo para ir ao mercado comprar o frango ou preparar o almoço, opto pela praticidade da ração úmida. Eles adoram latinhas, principalmente a de carne ou frango ao molho. Além de serem muito caras e pesarem no orçamento, as rações úmidas contém conservantes e causam tártaros e mau hálito. Sendo mais ricas em gorduras do que a ração seca, ajudam a tornar o animal obeso.

Ração seca - ração úmida - comida caseira - Tudo sobre bichinhos

A ração seca é, sem dúvida, o melhor e mais completo alimento. Infelizmente é a menos preferida pelos cães depois que experimentam as demais opções de alimentos. É preciso reeducá-los, misturando aos poucos a ração seca com a úmida e evitando ao máximo dar comida caseira. Optando pela ração seca, dê preferência às rações PREMIUM ou SUPER PREMIUM, que oferecem uma dieta balanceada e completa.  Há rações SUPER PREMIUM lights, para cães obesos, rações hipoalergênicas para filhotes, para cães idosos, com problemas renais e outras milhares de opções. São bem mais caras que as rações normais que, muitas vezes, não cumprem o seu papel e apenas tiram a fome.

Quantidade e frequência

Seja ração seca, ração úmida ou comida caseira, é importante ficar atento à quantidade oferecida e à frequência das refeições. Se o cão for adulto, a frequência recomendada por muitos veterinários é dar o alimento duas vezes ao dia. O veterinário poderá orientar caso a caso, pois há necessidades específicas para cada idade ou raça. Sempre ouvi dizer que não se deve deixar a ração disponível além do tempo necessário para o cão se alimentar. Além de tudo pode atrair insetos, como formigas ou baratas e, principalmente, ratos.

Leitura suplementar: Agenda Pet

Este artigo complementa a informação e traz mais questionamentos ao leitor (que é o nosso principal objetivo):

 
1.961 views

One comment on “Ração Seca – Ração Úmida – Comida Caseira

  1. Pingback: Ração ou comida caseira? Qual o melhor alimento? | Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.