Ração ou Comida Caseira? Qual o Melhor Alimento?


Sempre que me posiciono em defesa da ração ou comida caseira, sou surpreendido por um artigo que me faz repensar o assunto e, muitas vezes, mudar de opinião. Afinal, devo dar ração ou comida caseira para meus cachorros?

Já conversamos sobre isso neste artigo, e já mudei a marca de ração duas vezes e de opinião.  Muitos afirmam que a comida caseira é insubstituível. Outros, que cães e gatos devem ser alimentados apenas com ração.

Afinal, ração ou comida caseira?

Ração ou comida caseira

De fato, tudo é questão de hábito. Uma moça que trabalha na Agropecuária, onde compro ração e medicamentos para meus cachorros,  afirma que seus cães só comem ração e recusam qualquer alimento diferente. Sorte dela, dirão alguns.

Passei uma época preparando uma espécie de risoto, com arroz parboilizado e frango desfiado. Eles enjoaram do peito, que é uma carne sem gosto, e adoraram coxas, mas que têm muita gordura. Resultado: diarreia geral.

Mudei para carne moída. Gostaram no início, depois torceram o nariz. São muito exigentes, bem nascidos (todos vira-latas encontrados nas ruas).

Hoje preparo uma mistura de ração seca (Super Premium de carne – Equilíbrio Total) e ração úmida (Pedigree). Apenas uma lata de ração úmida misturada ao alimento dos três. Só comem isso, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. No início ensaiaram uma greve de fome. Depois, por falta de opção, provaram e gostaram. Comem tudo. E ficam bem alimentados. Sistema digestivo funcionando perfeitamente.

Paralelamente, dou para cada um deles um comprimido de Aminomix, que é um suplemento vitamínico mineral e aminoácidos. O Bob já está com 14 anos e os outros dois já passaram dos 7. Precisam de um suplemento vitamínico, tanto quanto nós, seres humanos.

Assim tem sido a alimentação dos três. A principal vantagem é me poupar do trabalho de cozinhar para eles.

Estão felizes e bem cuidados.

E você? Prefere alimentar seus bichinhos com ração ou comida caseira?

Atualização em 19/06/2014:

Ração ou comida caseira? Carne e cenoura na dieta dos cães e gatos

Meus cães e agregados se alimentam basicamente da comida caseira, que preparo para uma semana e guardo na geladeira, e de ração Super Premium. Ou seja: TUDO. Preparo arroz parboilizado, carne moída e cenoura ralada. Sirvo uma refeição pela manhã só com a comida caseira. À tardinha sirvo esse mesmo alimento misturado à ração seca Super Premium. Eventualmente uso uma latinha de ração úmida. Até que fui alertado sobre o desbalanceamento desse alimento que ofereço aos bichinhos e vi que preparar o alimento requer muito conhecimento de nutrição animal (cães e gatos são diferentes dos humanos) e até de matemática para calcular quantidades, pesos, etc.

“Oferecer AN cozida definitivamente não é dar restos da nossa comida. E não é dar apenas frango, arroz branco e cenoura – esse tipo de “dieta” conduz a problemas de saúde por deficiências de nutrientes importantes, como vitaminas, minerais e ácidos graxos. Também não é preparar aquela panelada-da-vovó que tem tudo e mais um pouco, sem medida nem proporção.”

“A AN cozida também não é uma dieta composta de metade ração e metade comida caseira. Embora essa prática até possa trazer sua cota de benefícios aos cães, é preciso saber muito bem que alimentos adicionar à ração e em que quantidade ou corre-se o risco de desequilibrar seriamente a fórmula da ração e acabar prejudicando o pet.”

“Entre uma dieta caseira grosseiramente desbalanceada e uma ração, prefira sempre a ração.”

(Cachorro Verde)

Quanto mais a gente se aprofunda em um assunto, mais dúvidas aparecem. Começo a achar que, para não correr o risco de errar, devo ficar na ração seca, tecnicamente balanceada, e oferecer eventualmente a comida caseira, como um agrado nos finais de semana, sem que represente a base principal da alimentação dos meus bichinhos. Ou então, preparar um cardápio balanceado que inclua todos os nutrientes de que eles precisam, tomando cuidado para não incluir alimentos proibidos, que podem até matar.

 
2.810 views

2 comments on “Ração ou Comida Caseira? Qual o Melhor Alimento?

  1. Pingback: Alimentação natural para cães e gatos | Tudo Sobre Bichinhos

  2. Pingback: Ração seca - ração úmida - comida caseira | Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.