Ração Fracionada – Ração à Granel – Devo Comprar? – Riscos e Garantias


O custo proibitivo das rações leva o consumidor a adquirir ração fracionada, ou a granel, para seus bichinhos. Quais são os riscos de comprar ração fracionada? A quantidade de ração disponível em um saco de 15 quilos é exagerada para quem tem apenas um cachorrinho ou gatinho. Segundo os fabricantes, depois de aberta a embalagem o conteúdo deve ser consumido dentro de um mês e guardado na embalagem bem fechada, em local seco, temperatura ambiente, etc. Sacos menores, de um ou dois quilos, custam bem mais caro. Então, a ração fracionada seria a opção mais econômica.

É legal o comércio de ração fracionada?

Comercializar alimentos ensacados para animais não exige qualquer procedimento junto ao Ministério da Agricultura, desde que as embalagens não sejam fracionadas. Caso pense em comercializar rações no varejo, em saquinhos embalados no estabelecimento, o dono da loja agropecuária ou mercadinho deve conhecer e seguir as regras, não tão fáceis como pode parecer. Vender ração fracionada sem observar as regras é ilegal e o estabelecimento pode ser multado e até fechado. Fracionar, importar, misturar rações, exige manter no estabelecimento um responsável técnico, seja agrônomo, veterinário ou zootecnista.

Exigências legais para comercializar ração fracionada

Será que vale a pena investir em uma sala fechada, com ventilação adequada, paredes lisas, piso liso, portas isolantes, proteção nas janelas contra entrada de insetos e roedores e controle adicional de roedores?

Se ainda assim optar por vender ração fracionada, o comerciante deve obter autorização do fabricante para fracionar a ração. Dificilmente conseguirá, por motivos óbvios.

Riscos de vender ração fracionada

Responsabilidade de quem vende ração fracionada

Ao abrir o saco de ração, o comerciante passa a assumir toda a responsabilidade sobre o produto. Qualquer dano causado a um terceiro, humano ou animal, será de responsabilidade do comerciante. Processos na Justiça poderão pedir indenizações, mesmo que a ração adquirida nessas condições não tenha qualquer culpa. Resta provar…

Tanta responsabilidade, tantas exigências, leva os comerciantes a optar pela informalidade. Como vimos, mesmo com todas as instalações dentro dos padrões exigidos, dificilmente o fabricante da ração autorizaria o fracionamento. Assim, encontramos a ração fracionada até em mercadinhos, sem qualquer cuidado.

Um dia desses fiquei observando um pombo se deliciando com a ração que estava à venda em um mercadinho, sem qualquer proteção. Pombos comem e defecam. Sem comentários adicionais.

O comerciante ganha, em geral, 50% sobre o quilo da ração vendida no varejo. Um saco de 15 quilos, vendido a R$ 150,00, pode ser comercializado a R$ 225,00 no varejo. Por isso, muitos preferem correr riscos. A embalagem de um quilo, fornecida pelo fabricante, custaria quase o dobro do preço.

Ração fracionada pode fazer mal aos animais

A maneira errada de vender ração fracionada

Se a rotatividade é grande os riscos são menores, mas existem. Conheço uma loja que vende ração fracionada e abre mais de um saco durante o dia. A ração colocada à venda não sobra de um dia para outro e fica acondicionada em recipientes fechados, dentro de seus sacos originais. Mas nem sempre é assim. Mofo, ração trocada, umidade, roedores, insetos, manuseio inadequado, riscos de contaminação, sempre estão presentes.

A imagem mostra a maneira errada de comercializar ração fracionada. Com certeza, esta ração fracionada não é toda vendida no mesmo dia e permanece exposta por dias, ou até semanas. Cada vez que é aberto um novo saco, ele é usado para completar o recipiente, permanecendo a ração anterior esquecida no fundo. Estando contaminada por fungos, estes se espalham pela ração fresca recém colocada. O que acontece durante o dia já sabemos. Até pombos já foram vistos aproveitando a boca livre. Á noite a clientela é outra. É a vez dos roedores fazerem a festa.

Riscos existem. Cabe ao consumidor decidir pela compra e ao comerciante pela venda.

Um vídeo da AgroRevenda orientou este trabalho e tem mais informações.

 

 
656 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.