Ração Contaminada por Fungos Pode Matar


Falta de apetite, diarreia, vômitos, barriga dilatada, são alguns sintomas que indicam intoxicação grave causada por ração contaminada por fungos. Se nada for feito o animal poderá morrer em pouco tempo.

Uma notícia publicada há cinco anos pelo O GLOBO me chamou a atenção para os riscos que corremos. Este caso é antigo, mas o perigo é constante e permanece até os dias atuais. Mesmo adquirindo uma ração de boa marca, em bons fornecedores, dentro da data de validade, não estamos livres de levar para casa uma ração contaminada.

Neste caso específico, o milho foi o responsável pela ração contaminada, produzindo uma substância cancerígena chamada aflatoxina, que ataca o fígado e provoca hepatite, levando o animal ao óbito rapidamente. Na matéria publicada em 2012 há registros de casos no Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo.

O nosso clima quente e úmido, locais de armazenamento inadequados, danos nas embalagens das rações, sacos em contato direto com o solo, são fatores que facilitam a contaminação. Há quem compre ração à granel, o que aumenta ainda mais os riscos decorrentes da proliferação de fungos, sem contar que fica impossível saber a data de validade do produto. Geralmente as rações vendidas a granel ficam expostas ao tempo, vulneráveis a insetos e roedores.

Como se prevenir da ração contaminada

armazenando bem para evitar a ração contaminada por fungos

Prefira comprar embalagens pequenas de ração, de um ou dois quilos, até três quilos no máximo. Verifique a data de validade. Muitas lojas adquirem ração perto de vencer e, com isso, conseguem melhores preços dos fornecedores, aumentando sua margem de lucro. Observe, também, a data de fabricação. Ninguém sabe por quanto tempo, e em que condições, a ração foi armazenada desde que foi fabricada. Quanto menor for o tempo entre a fabricação e o consumo, melhor a qualidade do produto.

Tenha a certeza de que todo o conteúdo será consumido dentro de um mês. Embalagens econômicas de quinze quilos só deverão ser adquiridas caso você tenha muitos animais para consumir tudo em 30 dias.

Aberta a embalagem, coloque a ração em vasilhas plásticas, limpas, secas e bem fechadas, como estas da foto, protegidas da luz e calor.

Se notar algo diferente na textura da ração, como pó, farelos, grãos aglutinados, umidade, manchas brancas, casulos, ou até pequenos insetos, devolva ao fornecedor e não faça uso dela. Se não puder devolver, jogue no lixo com cuidado para que outros animais não a utilizem.

 
204 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.