Quero Comprar uma Calopsita


Um amigo comentou o artigo que alertava para os perigos do abacate, alimento proibido para calopsitas, podendo matá-la em poucas horas. Ficou preocupado, pois pensa em comprar uma calopsita para dar de presente ao sobrinho neste Natal.

Como ele, muita gente pensa em comprar uma calopsita, imaginando ser mais fácil criar uma ave do que cães e gatos. Para estes, só tenho a dizer que estão bastante enganados. Antes de comprar uma calopsita deve ser feita uma avaliação criteriosa Só então decidir.

Penélope, decidindo comprar uma calopsita

A calopsita é originária da Austrália. Por ser muito dócil e sociável, adaptou-se bem ao convívio com seres humanos, tornando-se totalmente dependente de seu tutor, a quem se apega de paixão. Pode viver até 25 anos, o que deve ser levado em conta na hora de decidir pela adoção. Afinal, o animalzinho de estimação, seja ele qual for, não é um brinquedinho que possa ser descartado quando enjoar.

Pessoas que costumam viajar, que têm outros animais em casa, não estão dispostas a gastar com animais, devem pensar em outra coisa para presentear no Natal. Animais de estimação não são bons presentes nestes casos.

Decidindo comprar uma calopsita

Fifo - decidindo comprar uma calopsita

Decidindo comprar uma calopsita, não esqueça de adquirir uma gaiola adequada, de bom tamanho, especialmente construída para este tipo de aves, evitando que ela se machuque, prendendo as patinhas e as asas.  Além de ampla, a porta deve permanecer aberta para que a calopsita possa entrar e sair quando desejar. Isso implica em ter a casa protegida por telas, a menos que suas asas sejam mantidas aparadas, o que não é aconselhável. Neste caso, há o perigo de quedas.

As gaiolas não devem ter grades no piso para que a calopsita possa entrar em contato com o chão. Neste caso entrará em contato também com suas fezes. Difícil decisão.

Alimentação das calopsitas

De acordo com a Agenda Pet, a alimentação ideal da calopsita é composta por sementes como painço, girassol (em pequena quantidade) e ração especial para este tipo de ave. Os alimentos proibidos são: abacate, alface e folhas claras, cafeína, chocolate, gordura, sal, sementes de frutas, folhas de batata, feijão.

A dieta deve ser balanceada desta maneira:

20% de alpiste, 50% painço, 15% arroz c/ casca, 10% aveia, 5% girassol.

Oferecer frutas, legumes e verduras como espinafre, chicória, almeirão, couve bem lavados, milho verde, farinha de ostra, para ajudar na digestão e como fonte de cálcio, e osso de ciba.

 
1.461 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.