Queda de Pelos em Cães, o que Fazer para Evitar


Queda de pelos é normal em todas as espécies que tem a pele coberta de pelos, inclusive no ser humano, que se assusta com a queda de cabelos. A renovação faz parte da vida e acontece em maior quantidade em ciclos anuais, geralmente no inverno e verão. Dependendo da quantidade, a queda de pelos não deve ser motivo para preocupação.

Cachorros de pelos curtos também perdem pelo, mas são os de pelagem longa que mais chamam a atenção, dando a impressão que estão perdendo mais do que deviam. Os gatos, que fazem a sua própria higiene, engolem muitos pelos, que formam bolas no sistema digestivo.  Quando ainda no estômago, são expelidas através do vômito.

Há como evitar a queda de pelos?

A escovação é a melhor maneira de acelerar a eliminação dos pelos mortos, mantendo a casa sempre limpa e evitando alergias.

Cães de pelos longos sofrem mais com a queda de pelos

Alguns fatores favorecem a queda de pelos de maneira anormal. O cão infestado por pulgas e carrapatos vai perder mais pelos do que deveria. Reações alérgicas a comida ou medicamento, problemas nos rins, fígado e tireóide, prenhez, infecções por fungos ou bactérias, queimaduras de sol e câncer também causam a acentuada perda de pelos.

Cães devem tomar banho com certa frequência. O pelo deve ser escovado antes do banho para eliminar os pelos mortos e facilitar a lavagem. Em seguida, secar bem o pelo, com secador elétrico, tomando cuidado para não queimar o animal, ou no sol, o que seria desejável. Feito isso, nova escovação para pentear o pelo dos cães de pelos longos. Os de pelo curto também adoram a escovação, chegando a cochilar durante o carinho.

Se quiser usar um anti-pulgas e carrapatos, espere de dois a três dias para aplicar. A gordura da pele foi reduzida com o banho e será necessária para o correto funcionamento do medicamento.

 
607 views

4 comments on “Queda de Pelos em Cães, o que Fazer para Evitar

  1. Navegando pela web encontrei a informação de que cães da raça Poodle, como o da foto, não soltam pelos. Alguém confirma?

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.