A Melhor Ração Para Cães


A grande quantidade de marcas e tipos de ração para cães disponíveis no mercado pode deixar muita gente confusa, sem saber qual a melhor opção. O que comprar? Qual o melhor custo/benefício? Vale a pena gastar pouco com alimento e acabar gastando em remédios?

Há rações bem baratas, com sabor agradável, e os cães adoram. Apesar de saborosas não cumprem o objetivo de fornecer uma alimentação completa e equilibrada. Na verdade, só criam o bolo fecal e enganam a vontade de comer. Muitas vezes são coloridas.

“A primeira coisa que distingue as rações é a quantidade e a qualidade da proteína, ou seja, da carne utilizada no preparo. A segunda coisa são os aditivos naturais. As “Super Premium” normalmente tem entre 23 e 26% de proteína e as demais vão baixando os percentuais. As rações mais caras também usam melhores partes da carne, ou seja, se for de frango, as caras usam peito, as mais baratas usam aquele resto que não é considerado próprio para consumo humano (pés, pescoço, miúdos, partes que saíram na limpeza da pele, gordura, crista, cabeça). Entre os extremos temos várias opções. As rações “Super Premium” tem muitos aditivos interessantes, como Omega 3, vitaminas, sais minerais, Yuca, frutas secas, legumes desidratados, etc. Tudo balanceado. As mais baratas têm apenas o básico.” (G.Lacombe, nos comentários)

Prefira sempre ração Super Premium, que é completa. Basta servir a quantidade indicada na embalagem. As fezes ficarão consistentes e sem mau cheiro. O cão estará bem alimentado.

Melhor Custo e Benefício – Palatabilidade – Ração mais saborosa

Nem sempre a ração mais cara agrada aos cachorros. Muitos cães podem estranhar o sabor, o tamanho e a consistência.

Quantidade de ração para cães

Testei a “Equilíbrio”, da “Total”, com grãos menores e melhor palatabilidade. Os cachorros gostaram. Substituiu a carne bovina ou de frango que misturava ao arroz diariamente. Preparo uma mistura da ração seca com uma latinha de ração úmida.

A quantidade diária parece insuficiente, mas eles ficam satisfeitos e bem alimentados. Muitas vezes, ainda deixam um pouco no fundo do prato.

Uma xícara de chá alimenta um cão de pequeno porte durante todo o dia, em geral dividida por duas refeições. Cães maiores comem o dobro, conforme a tabela a seguir.

Durante o dia retire a comida. Além de facilitar o controle sobre a quantidade que estão comendo, cria hábitos e não atrai insetos e roedores.
Quantidade de ração para cães

Exemplo da mistura da ração seca e úmida para alimentar três cães (dois de pequeno porte e outro maior, que pesa o dobro dos dois menores. Quantidade para uma refeição (metade da dose diária recomendada):

Mistura da ração para cães

 
10.697 views

6 comments on “A Melhor Ração Para Cães

  1. Cara, desculpa, mas pés, pescoço e miúdos são usados normalmente para reforçar alimentação dos cães com proteína magra e secar a gordura. cães fortes que vc vê normalmente têm uma dieta que inclui meaty bones (as partes que vc disse serem ruins). ao contrário do que vc falou, tem melhor valor de proteína que o peito… tenha ciência que os ancestrais dos cães, os lobos selvagens normalmente dão prioridade a comer primeiro os miúdos de sua caça pois é a parte mais nutritíva, rica em proteínas e energética. por favor concerte essa informação que tá errada ok?

    Responda

  2. Paulo,
    tive o mesmo problema de adapção dos cães a ração. Como tenho 5 cães sendo 3 grandes, resolvi pesquisar bastante para reduzir um pouco o custo da ração. Normalmente se economizamos de um lado sabemos que vamos gastar em outro. Procurei entender as diferenças entre rações, Super Premium, Premium, Especiais, Extras, etc. A primeira coisa que distingue as rações é a quantidade e a qualidade da proteína, ou seja da carne incluída na ração. A segunda coisa são os aditivos naturais ou não que incluídos. As super premium normalmente tem entre 23 e 26% de proteína e as demais vão baixando os percentuais. As rações mais caras também usam melhores partes da carne, ou seja se for frango as caras usam peito, as mais baratas usam aquele resto que não é considerado próprio para consumo humano (pés, pescoço, miúdos, partes que saíram na limpeza da pele, gordura, crista, cabeça) entre os extremos temos várias opções. As rações super premium tem muitos aditivos interessantes como omega 3, vitaminas, sais minerais, Yuca, frutas secas, legumes desidratados etc tudo balanceado. As mais baratas tem apenas o básico. Após muita pesquisa estou usando a Sabor e Vida da Guabi que tem um preço excelente para a qualidade dela. Me restrinjo ao sabor frango pois tenho uma dálmata com problema renal que não pode comer carne vermelha e principalmente não pode comer fígado. É bom lembrar que as empresas grandes tem nutricionistas especializados que vão balancear as rações e adequar as doses de forma que seguir as instruções da embalagem é a melhor opção. Mas uma coisa que aprendi quando estava testando opções foi que a “palavra” final é dos cachorros, se eles não gostam nem adianta. Melhor escolher outra.
    Um abraço
    Georges

    Responda

    Paulo Afonso Reply:

    @Georges Lacombe, Seus comentários são sempre completos e enriquecem a informação. Obrigado pelas dicas.

    Responda

    Leandro Reply:

    @Georges Lacombe, “Corantes (Amarelo 5 e 6, Vermelho 40, Azul 2, Dióxido de Titânio)”
    Esse é o problema da sabor e vida. Corantes artificiais não são bons nem para nós, quem dirá para os cachorros.
    Tenho 5 cachorros, sendo 3 dálmatas (a raça que mais possui alergia a corantes artificiais) e sempre opto por nunca comprar ração que contenha corante ou que contenha ao menos corante natural, como beterraba e afins.
    Atualmente dou a ele Alexis Premium, uma ração premium com um preço excelente, mas confesso que perambulo pela internet afim de descobrir alguma outra com um preço parecido e testar, mas tive que parar para comentar o blog depois de ler o depoimento do Georges que afirma dar essa Sabor e Vida para seu dálmata, uma raçao que como comentei, possui muitos corantes.
    Uma dica que dou para quem escolher uma ração: “Fuja dos corantes artificiais.”
    A única coisa que eles causam é alergia e problemas nos rins.
    Abraços.

    Responda

    Paulo Ricardo Reply:

    @Leandro, ração com corante = ração ruim!!
    normalmente a linha de rações da invivo são ótimas

    Responda

    Paulo Ricardo Reply:

    @Georges Lacombe, Pés, pescoÇo e miúdos são bem melhores do que peito, proteína magra, maior valor energético, leia o comentário que publiquei.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.