Qual a Diferença entre Dengue, Chikungunya, Zica Vírus, Febre Amarela – Mosquito Aedes Aegypti


O que têm em comum Dengue, Chikungunya e Zica Vírus? Quem pensa que o mosquito Aedes Aegypti só é perigoso por transmitir Febre Amarela e Dengue, enganou-se. As doenças transmitidas pelo mosquito são parecidas e identificadas por avaliação clínica e exames de sangue. O nome do mosquito Aedes Aegypti tem origem na palavra grega aēdēs, que significa “odioso“.

Diferenças e semelhanças entre Dengue, Chikungunya e Zica Vírus

aedes - transmissor dos vírus que causam a |febre Amarela, Dengue, Chikungunya e Zica Vírus

O Zica Vírus é da mesma família dos vírus da dengue e febre amarela. Foi identificado recentemente, sendo novidade entre nós. Até 2014 parecia ser menos agressivo do que o vírus da dengue, não havendo registros de mortes causadas pela doença. Os sintomas se confundem com os da Dengue. O Zica Vírus provoca febre intermitente, erupções na pele, coceira, dor muscular e de cabeça. Os sintomas desaparecem em até uma semana. Os sintomas surgem após 10 dias da picada do mosquito. Febre e manchas vermelhas no rosto são os primeiros sinais. Em seguida as manchas se espalham pelo corpo, atingindo principalmente os braços, pernas e abdômen. Dor nas articulações e nos músculos, cansaço, diarreia também acometem os doentes. Felizmente tudo isso passa após uma semana. Mais uma vez devemos lembrar que a prevenção é fundamental, não apenas combatendo o mosquito, como nos alimentando bem para fortalecer o sistema imunológico.

Síndrome de Guillain-Barré

Apesar do Zica Vírus ter sido considerado até 2014 o menos ruim dos três, tem acontecido no Estado da Bahia, onde a doença atingiu o nível de epidemia, uma complicação que tem sido associada à doença. Trata-se da Síndrome de Guillain-Barré. É uma reação do organismo que pode ocorrer até um mês após uma infecção causada por vírus ou bactéria. Ataca o sistema nervoso e provoca paralisia, que começa pelos pés, sobe pelo corpo até chegar ao rosto. Nos casos mais graves provoca paralisia respiratória. O tratamento é caro, com imunoglobulina.

Microcefalia

Recentemente, o Zica Vírus foi responsabilizado pelos casos de microcefalia que se espalham pelo Brasil a partir da região nordestre.

“A microcefalia é um quadro em que bebês nascem com o cérebro menor do que o esperado (perímetro menor ou igual a 33 cm para bebês a termo) e que compromete o desenvolvimento da criança em 90% dos casos. As causas exatas do surto no Brasil ainda estão sendo investigadas. O principal suspeito é o Zika vírus, de origem africana e primo do vírus da dengue. Ele circula no país desde maio do ano passado e uma das hipóteses é que chegou aqui junto com turistas que vieram para a Copa do Mundo. Os casos de microcefalia coincidem com áreas em que o vírus circulou no ano passado.” (Bem Estar – TV Globo 26/11/2015)

A Dengue é a mais grave das três doenças pois é a que mais mata o paciente picado  pelo mosquito. Nos casos mais agudos pode causar hemorragias e levar à morte. Febre alta, dores musculares, falta de ar e moleza são os sintomas dos 4 tipos conhecidos da doença. O exame de sangue mostra acentuada queda na quantidade de plaquetas, facilitando hemorragias.

O Chikungunya provoca dores intensas nas articulações além dos outros sintomas já descritos. As dores articulares podem durar até duas semanas na forma mais intensa, mas o desaparecimento total pode demorar meses. Não se tem notícias de complicações sérias ou mortes.

Tratamento da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus

O mosquito Aedes Aegypti pode transmitir mais de uma dessas doenças ao mesmo tempo. Haja resistência para combater tanta doença. Não se deve fazer uso de AAS (aspirina) para não agravar o quadro hemorrágico. Dentre os medicamentos permitidos, a DIPIRONA (Novalgina) é o mais indicado para aliviar os sintomas. O Paracetamol está sendo apontado como veneno para o fígado e possível causador do agravamento dos sintomas da dengue. Deve ser evitado até comprovação da notícia.

Ocorrendo algum desses sintomas procure um médico imediatamente. Muito líquido, repouso e alimentação são indicados no tratamento. Infelizmente não existem vacinas e os antibióticos não têm efeito contra vírus.

A boa alimentação fortalece o sistema imunológico, evitando doenças e acelerando a recuperação. Quem não lembra da sopinha que mamãe fazia? Aqui está a receita de uma sopa deliciosa e nutritiva preparada com inhame, batata-doce e um pedaço de músculo. Não devemos usar temperos e caldos industrializados, ricos em conservantes e realçadores de sabor, como Glutamato Monossódico. Utilize apenas cebola, alho e um pouco de sal.

 FB_IMG_1455826808824

 
8.586 views

One comment on “Qual a Diferença entre Dengue, Chikungunya, Zica Vírus, Febre Amarela – Mosquito Aedes Aegypti

  1. Pingback: Sopa fortificante para quem tem Dengue - Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.