Quais as Diferenças entre Seres Humanos e Animais?


Você consegue identificar as diferenças entre seres humanos e animais? Passou o tempo em que bastava usar os termos ‘racionais’ e ‘irracionais’ para distinguir as espécies do reino animal, do qual fazemos parte. Cada vez mais encontramos mais semelhanças do que diferenças entre os seres deste vasto reino.

Inteligência, raciocínio, sentimentos, não são exclusividade dos seres humanos. Até um simples mosquito demonstra inteligência e capacidade de decidir o que é melhor para ele ao se esconder quando acendemos a luz do quarto para encontrá-lo. Uma lagartixa fica imóvel enquanto a observamos. Basta desviar o olhar e ela desaparece imediatamente. Para onde terá ido?

Quais as diferenças entre seres humanos e animais?

A perversidade parece ser inerente à espécie humana. Fazer o mal, torturar, matar sem ser para saciar a fome, são defeitos dos humanos. Os animais não agem assim, não fomentam a intriga, não conhecem sentimentos mesquinhos. Sentem ciúme, mas não inveja. Os seres humanos cultivam o ódio. Os animais têm a inocência das crianças e espalham o amor. Esta é a grande diferença.

Vivo entre cães e gatos, que dividem o espaço em completa harmonia. A observação de seus comportamentos me tem proporcionado ensinamentos gratificantes. Animais também sentem dor, frio, calor, medo, alegria, tristeza. Parece bobagem dizer isso, que é óbvio, mas há pessoas que não imaginam que seja assim, por incrível que possa parecer. Algumas religiões ensinam a seus seguidores que os animais foram criados para servir ao homem, o ser superior, criado a imagem e semelhança de Deus.

IMG_1095

A saudade também faz parte da vida dos animais. Recentemente a gatinha Xandoca, recolhida das ruas, teve três filhotinhos lindos. Estando eles com dois meses foram doados a tutores responsáveis que vão dar um lar e muito amor a cada um deles. A Xandoca, acostumada com a presença das suas crianças, demonstra tanta tristeza que chega a dar pena. Fica horas observando os locais onde eles costumavam brincar. De vez em quando emite um miado semelhante ao que costumava usar para chamá-los (e todos atendiam). Desta vez não encontra resposta. O tempo vai amenizar a dor, como acontece conosco. E vamos vivendo.

O que seria da Terra sem os animais? Alguém já pensou nisso? Como viveríamos sem o seu exemplo e suas lições? Dizem que os animais são Anjos que convivem conosco para nos humanizar e ensinar o que é o verdadeiro amor.

Acredito nisso. E você?

 
452 views

One comment on “Quais as Diferenças entre Seres Humanos e Animais?

  1. A queixa do bem-te-vi

    Um dia desses estava distraído em casa quando um bem-te-vi pousou na grade da janela, empinou a crista e começou a reclamar. Esta visivelmente contrariado, reclamando bastante. A princípio não entendi nada. Em seguida, caiu a ficha. Um vizinho, garoto de 9 anos, estava brincando um uma espingarda de chumbinho. Cheguei junto ao muro e lá estava ele, com a espingarda. Sua mãe estava ao lado. Perguntei se ele havia atirado em algum passarinho. A mãe se adiantou e respondeu:
    – Eu falei para ele não matar o passarinho, mas ele acertou o bem-te-vi com um tiro na cabeça.

    Alertei que ele havia cometido um crime e que iria denunciá-lo se continuasse.

    As mortes pararam. Ficaram apenas alguns amassados na parábola da minha antena SKY.

    O que esperar de um ser humano que mata por prazer, apenas para treinar a pontaria? O que fará mais tarde?

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.