Por que os Medicamentos Veterinários Custam tão Caro?


Este assunto sempre me intrigou: por que os medicamentos veterinários custam tão caro? Deve haver um motivo, talvez vários. Há como baratear os preços?

Há alguns anos precisava comprar um medicamento para o coração, de uso contínuo, para o Poodle da família. Enquanto pagava menos de 15 reais pelo remédio que eu usava para as mesmas indicações, o do cachorro custava quase 100 reais. Achava um absurdo, pois o propósito de ambos era o mesmo. O que encarecia tanto o medicamento veterinário? Não encontrava a resposta.

Medicamentos veterinários

Pode um simples comprimido para evitar vermes do coração custar quase 20 reais? É o que acontece. E uma pipeta com algumas gotas de produto anti-pulgas e carrapatos custar quase 50 reais?

Esses preços absurdos talvez justifiquem a grande quantidade de animais abandonados pelas ruas. Ninguém aguenta sustentar um animalzinho de estimação, pelo menos dando o tratamento que ele merece.

Perguntei a uma amiga, a Marcela, proprietária da Agropecuária Orla Nova (em Iguabinha), onde faço as minhas compras de ração e medicamentos, por que os medicamentos veterinários são tão caros. Ela respondeu que, principalmente, custam caro por causa dos impostos. Sim, impostos, cobrados diretamente dos fabricantes ou fornecedores. Os medicamentos já saem de fábrica com preços elevados. Impostos muito mais altos do que aqueles cobrados em medicamentos para uso humano.

Medicamentos veterinários

Além disso, os medicamentos veterinários exigem uma pesquisa específica, pois são diferentes dos usados em humanos e cada espécie tem suas características. O que serve para cachorro pode matar um gato. Há que levar em conta a proteção hepática, e por aí vai.

Infelizmente não há medicamentos veterinários genéricos, mas isso não iria adiantar muito para baixar preços. O que encarece não são os royalties, mas os impostos cobrados pelo governo federal.

 
1.392 views

4 comments on “Por que os Medicamentos Veterinários Custam tão Caro?

  1. Os medicamentos usados para animais na maioria da vezes são os mesmos que em humanos quando as doenças são similares. Mas os laboratórios e clinicas cobram mais caro mesmo por conveniência pois sabem que na maioria das vezes os donos de animais de estimação pagam. Quando preciso comprar medicamento para meus cães, vejo o principio ativo dos mesmos e compro na farmácia, sai até 10 vezes mais barato.

    Responda

  2. bla bla bla,
    fui levar meu labrador para tirar alguns bernes que a mosca varejeira depositou nele , e colocaram ele em um soro com ranitidina, buscopam e um protetor hepatico, fora esse protetor hepático todos os outros havia em dosagem humana e com o soro não custaria mais que 35,00 reais.
    pois bem me cobraram 320,00 só nesse soro.
    infelizmente é comercio e alguns veterinarios se aproveitam da situação.
    depois reclamam que o pais esta uma merda, pois bem se cada um fizesse sua parte isso não aconteceria.

    Responda

    Rachel Reply:

    @Ronaldo, Olá Ronaldo, eu tenho ótimos fornecedores de remédios, porém são todos importados. Mas ainda assim compensa mais do que importar aqui do Brasil.

    Qualquer dúvida envie um e-mail

    [email protected]

    Responda

  3. Pingback: Estamos na época dos carrapatos | Tudo Sobre Bichinhos

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.