Pombos Causam Mais de 70 Doenças e Ocupam Praças e Praias


Pombos são pragas urbanas. Dividem espaço com os ratos em quantidade de riscos para a nossa saúde. Convivem bem com os seres humanos e, tanto um quanto outro, transmites muitas doenças. Ao contrário dos ratos, os pombos contam com a simpatia dos humanos. Se for branco, simboliza a paz. Estudos comprovam que os pombos causam mais de 70 doenças. Meningite, pneumonia, salmonela, dermatites e doenças respiratórias são as mais conhecidas.

Nas grandes cidades costumam frequentar praias e praças, onde são alimentados e dividem espaço com seres humanos. Há barraquinhas com milho picado para quem quiser alimentar as inocentes avezinhas. E isso não é exclusividade brasileira. No Rio de Janeiro os pombos escolheram a Cinelândia. Até na bucólica São Lourenço, em Minas Gerais, os pombos são atração turística no Parque das Águas. As crianças se divertem quando eles pousam em suas mãos para comer o milho que acabaram de comprar. Na Itália, em plena Europa, quem visita Veneza pode se espantar com a quantidade de pombos e a imundície que fazem na Praça de São Marcos.

pombos causam mais de 70 doenças

Os pombos se instalam onde encontram alimento. Parar de alimentá-los é o primeiro passo para afastá-los. Vivem em bandos e defecam nos telhados, nos quintais, nos monumentos, em qualquer lugar por onde passam. Suas fezes ácidas corroem monumentos públicos. Quando secas, as fezes são levadas pelo vento e, se aspiradas, provocam doenças respiratórias. Pombos costumam revirar o lixo, fezes de animais, toda espécie de sujeira, e depois vem comer na mão das crianças. Quem tem quintal com cães e gatos não deve manter a ração disponível o tempo todo. Os pombos adoram. Se fizerem ninhos na proximidade, dificilmente serão retirados.

Sempre é bom lembrar que maltratar animal é crime. Então, nada de matar. Afastar sim, mas dentro da lei.

 
237 views

One comment on “Pombos Causam Mais de 70 Doenças e Ocupam Praças e Praias

  1. olá ….eu amo aves inclusive pombos …convivo com eles desde pequena nunca tive nada…graças a Deus…a única coisa que eles me passaram foi amor e gratidão por cuidar deles…

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.