Pica-pau-do-campo Veio nos Visitar – Colaptes Campestris


Um grito estridente anunciou a chegada de um pássaro diferente daqueles a que já nos acostumamos. No lugar onde vivo há muitos canários da terra, pardais, rolinhas, pombas, andorinhas, sanhaços, bem-te-vis, saíras, beija-flores, lavadeiras, falsos bem-te-vis e tantos outros pássaros. Sem que ninguém esperasse, um grande e vistoso pássaro instalou-se no topo de um poste de luz. Será que veio para ficar? Que pássaro seria este?

Peguei a câmera e comecei a fotografar. Um canarinho da terra aproximou-se e deu as boas vindas ao visitante, que depois identifiquei como sendo o Pica-pau-do-campo, também conhecido pelo nome científico Colaptes campestris.  As duas aves ficaram bastante tempo no alto do poste e voaram. Foi o tempo suficiente para fazer boas fotos, publicadas no Instagram.

Acredito que este Pica-pau-do-campo seja uma fêmea, pois não consegui perceber as faixas avermelhadas nos lados da cabeça.

Pica-pau-do-campo segundo a Wikiaves:

pica-pau-do-campo

“Possuindo 32 centímetros, essa espécie é facilmente identificável por conta da sua coloração; tem os lados da cabeça e do pescoço amarelos, assim como o peito, o alto da cabeça e a nuca são negros, da mesma forma que o bico e os tarsos, manto e barriga barrados e o baixo dorso é visivelmente branco ao voo. O macho apresenta em ambos os lados da cabeça duas faixas avermelhadas.”

A inesperada visita nos leva a pensar na liberdade que os pássaros têm, na possibilidade de voar, no direito de ir e vir, cumprindo o seu papel no planeta. Aprisionar pássaros em gaiolas denota egoísmo, vaidade e maldade. É um crime abominável. Gosto de ouvir o canto dos canários, os gritos do bem-te-vi, que costumam acordar bem cedo, como eu, mas em total liberdade.

O pica-pau-do-campo é encontrado em campos e serrados por todo o Brasil, menos na região norte.

pica-pau-do-campo

pica-pau-do-campo

Gostei da ideia de fotografar pássaros que aparecem no quintal. Talvez sejam atraídos pelas frutas e insetos. Vou andar sempre com a câmera pronta, a arma que deveria ser usada pelos caçadores. Concorda?

Ainda segundo a Wikiaves, a subespécie deste pica-pau é Colaptes campestris campestris. Tem a garganta de cor negra. A outra subespécie é Colaptes campestris campestroides, e tem a garganta na cor branca.

 
67 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.