Pescoço de Frango é Bom Pra Cachorro


Há quem adore uma canja de galinha feita com pescoço de frango. Afirmam que pescoço de frango é bom pra cachorro. De fato, meus cachorros experimentaram e adoraram.

Onde moro não há grande variedade de alimentos no mercadinho e esta foi a primeira vez, em muitos anos, que encontrei pescoço de frango para vender. Não perdi a oportunidade e comprei cinco quilos. Destes, aproveitei pouco mais de um quilo. O resto era pele e gordura. Mas, tudo bem, espírito esportivo. Afinal, o quilo do pescoço de frango estava custando menos de três reais.

Como preparar o pescoço de frango

bom pra cachorro

Servir cru ou cozido? Consultei o Dr. Google. Sirva cru, recomendavam os sites consultados. O osso, quando cozido, tem suas propriedades alteradas, torna-se duro e quebradiço, podendo causar danos ao intestino do animal. Recomenda o site Cachorro Verde, uma de minhas principais referências em alimentação canina:

Meaty bones, ou ossos carnudos (peças contendo ossos), devem sempre ser oferecidos crus. Cozidos eles se tornam perigosos – podem causar perfurações no estômago ou no intestino.”

E o risco de contaminação por bactérias? O que dizer da Salmonela?

A salmonela é uma bactéria encontrada em animais, principalmente aves, como a galinha. Por isso prefiro não servir alimentos crus aos meus bichinhos. Quanto aos ossos, o pescoço de frango possui cartilagens, não tem ossos longos e pontiagudos, que podem perfurar o intestino.

Afinal, cru ou cozido, pescoço de frango é bom pra cachorro

De fato, o pescoço de frango é saboroso e pode ser oferecido a cães e gatos. No primeiro dia ofereci o pescoço de frango cru. Depois de limpo, cortei em três pedaços e fui servindo como petiscos a Nick e Mel. O gato Leléu não se interessou. Nick, o Pincher, mesmo com um tumor na boca, devorou o alimento e ficou satisfeito. Mel, uma cadelinha elegante, comeu uma quantidade menor. Como sempre estranhou a novidade, talvez por ser uma carne gordurosa, e no dia seguinte vomitou um pouco (somente líquido).

pescoço de frango bom pra cachorro

Cozinhei o resto dos pescoços na panela de pressão por vinte minutos. Novamente cortei em três pedaços e servi. Percebi que a carne ficou mais apetitosa e não notei diferença na textura das cartilagens. Os cães mastigaram e engoliram sem demonstrar qualquer dificuldade. Em seguida, foram dormir.

Conclusão:

Continuarei servindo pescoço de frango aos meus bichinhos. Eles gostaram e me disseram, em sua linguagem inconfundível, que pescoço de frango é bom pra cachorro. Os cachorros de rua, habituados a passar por aqui em busca de alimento, também receberam o mimo e saíram felizes. Servirei os pescoços de frango cozidos por 20 minutos em panela de pressão. Fica bom pra cachorro, como afirmei no início.

O que deu certo para mim não garante que vá dar certo para quem chegou aqui procurando uma informação. Não há unanimidade no assunto. Experimente, cru ou cozido, e deixe seu comentário. Peço apenas que sempre supervisione o momento da alimentação. Se houver engasgos, haverá tempo para agir.

Outro detalhe importante: não sirva pescoço de frango em grande quantidade e diariamente. Esse tipo de alimento deve ser oferecido eventualmente, uma ou duas vezes por mês, em pequenas quantidades. A alimentação básica deve continuar sendo a ração. Atualmente meus cachorros se alimentam de ração seca Fino Trato, Super Premium, e sachês da Pedigree para se alegrarem. Complemento, porque eles se habituaram com comida caseira, com uma carne bem inofensiva, sem gordura, como moela de frango. O peito de frango não anda bom (perceberam?) e estou dando um tempo.

 

 
4.701 views

5 comments on “Pescoço de Frango é Bom Pra Cachorro

  1. Tenho dois rottwellers, sempre compro pescoço de frango pra eles e eles adoram. Porém, eu retiro a pele e cozinho somente com água na panela de pressão, depois qdo o osso ficar bem molinho, trituro tudo no liquidificador e congelo em copinhos de café. Será que ainda assim é perigoso?

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    Para cães de grande porte eu daria crus e inteiros. Eles tiram de letra.

    Responda

  2. Boa tarde, obrigada por compartilhar sua experiência, também li muito sobre o assunto, optei pelo cru, temos um Rotweiler com problemas de coluna e uma viralata, ambos estão adorando o pé do frango.

    Responda

  3. Obrigada por compartilhar sua experiência.
    Triturei os pescoços no liquidificador e meus 8 felinos adoraram, tudo cru.
    Pra minha cachorra vou fazer igual vc fez pq acho difícil ela comer cru.

    Bjsss.

    Elisa.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.