Otite em Cachorros – Inflamação do Canal Auditivo muito Dolorida


A otite em cachorros é uma doença bastante comum. Trata-se de uma inflamação do canal auditivo, muito dolorida, cuja prevenção é difícil. A otite em cachorros, e também em gatos, pode ter várias causas e efeitos diferentes.

O canal auditivo dos cães é bastante longo, o que facilita a instalação da doença, geralmente causada por parasitas, fungos e bactérias. Os micorganismos, depois de instalados, causam dores e, em geral, produzem uma secreção purulenta e com mau cheiro.

Por mais cuidados que tenhamos, os animais têm contato direto com o chão, muitas vezes bastante sujo, brincam na terra, deitam em colchonetes que se sujam com facilidade, e são vítimas fáceis da doença. Uma vez doentes, fornecem sinais de que algo não vai bem: choramingam por causa da dor e agitam a cabeça de um lado para outro, como se quisessem se livrar de algo.

Tratamento da otite em cachorros

Otite em cachorros

Muitas vezes o tratamento local acaba com o problema. Basta limpar bem a área com um produto específico (Triflex, por exemplo) e pingar algumas gotinhas do medicamento apropriado, conforme prescrito pelo veterinário, que sempre deve ser consultado. As otites têm diferentes causas. Até durante o banho a entrada de água poderá desencadear o processo. Somente o veterinário poderá fazer um diagnóstico preciso, baseando-se em exame físico, otoscopia ou exames laboratoriais (citologia, cultura e antibiograma), receitando o medicamento adequado.

Casos mais graves, como otites causadas por bactérias, podem exigir um tratamento complementar com o uso de antibióticos. O tratamento deve ser contínuo, durante o prazo estabelecido pelo veterinário, mesmo que o animal apresente melhoras antes do final do tratamento. A interrupção prematura poderá favorecer o aparecimento de bactérias resistentes a antibióticos.

Animais idosos permanecem muito tempo deitados e tem o sistema imunológico mais vulnerável, o que favorece a instalação de doenças. É preciso estar atento e sempre examinar o ouvido de seus bichinhos. Durante o banho, um algodão poderá impedir a entrada de água. Nunca seque o canal auditivo com algodão em hastes flexíveis. Use apenas na área externa. É difícil saber até onde é possível introduzir o algodão e seu uso poderá causar males irreversíveis, como surdez, além de empurrar a sujeira para o interior do ouvido.

 
479 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.