Os Pássaros Devem Ser Criados em Gaiolas?


Imagine que você nasceu um lindo passarinho, um canário, por exemplo. Bem cedo aprendeu a voar e a procurar o alimento. Pelo exemplo de seus pais e fatores genéticos, aprendeu a se reproduzir, construir ninhos e cuidar dos filhotes.

De repente aconteceu algo inesperado: você ficou preso em uma gaiolinha, que os humanos chamam de alçapão. De lá foi transferido para uma gaiola maior, confortável, onde havia alimento farto e variado. Até um ninho já estava prontinho. Como você é um menino, o humano colocou na mesma gaiola uma canarinha para você namorar e casar. Descobriu que, ao seu lado, havia muitos outros pássaros na mesma situação, sendo criados em gaiolas.

Que vida feliz você poderia ter. Em troca teria que cantar para alegrar aquele que se intitulou seu proprietário.

pássaros engaiolados

Cá entre nós, você aprovaria isto?  Gostaria de ser mais um dentre os pássaros criados em gaiola?

E os voos pelos céus azuis, vendo lá do alto lindas paisagens, conhecendo lugares inimagináveis por quem vive com os pés no chão? Isso acabou?

Sim. Acabou para sempre, até o dia da sua morte.

Mesmo que seu dono resolva soltá-lo um dia, você não saberá mais voar e se defender dos predadores. Os músculos das suas asas atrofiaram  e não suportariam o peso do seu corpo. Acostumado a ter o alimento disponível, como procurá-lo na natureza? Onde encontrar o painço, o alpiste, aquela vitamina de ovo?

Desculpem-me os passarinheiros, mas não posso aceitar e concordar com a prisão de passarinhos, qualquer que seja o motivo. Não adianta colocá-lo ao sol bem cedinho e proteger a gaiola quando venta ou chove. Passarinho nasceu para viver na natureza, enfrentando chuva, frio, calor, procurando o alimento que mais aprecia. E é feliz assim, cumprindo o seu destino.

Tenho alguns canários e saíras, que fazem enorme algazarra. Parecem crianças no jardim de infância. Fico observando-os pela janela enquanto trabalho.  Não vivem engaiolados. Estão aqui porque gostam, se sentem seguros e em liberdade.

Não são lindos?

Canarinhos em cima do muro. Deixo sempre alimento e água para eles. Não são criados em gaiolas.

Canarinhos em cima do muro. Deixo sempre alimento e água para eles.

Canários em liberdade

 
1.754 views

6 comments on “Os Pássaros Devem Ser Criados em Gaiolas?

  1. Sabe, gostaria muito que esses seres que criam pássaros em gaiolas, fossem colocados um dia pelo menos em alguma gaiola, para sentir como é triste, você querer voar, e ter sempre ferros de impedindo, quando entro em lojas de animais, me sinto muito mal, gostaria de soltar todos eles, e desumano o que fazem com essas criaturas de Deus, que foram criados para ser livres e não como você disse, morrer trancado, deveria ter uma lei que proibisse, a prisão dos pássaros e de todos os animais, já proibiram animais em circos, deveriam proibir animais em zoo, pois ficam ali só para os humanos apreciarem, porque não ir nas matas e ver eles soltos, felizes, lá eles são tristes, ficam andando de um lado pro outro, fico indignada com o ser humano,não é de Deus isto, vamos soltar todos os animais, deixar viver em seu habitat,,dizem que se nasceu em cativeiro não sabem se proteger e se alimentar, coloquem os pássaros soltos em uma reserva, e alimente eles, com certeza Voarão e voltarão para se alimentar….e assim não precisam ficar em gaiolas, precisamos fazer uma campanha contra a prisão desses lindos pássaros, pois na natureza são muito felizes, pronto falei…..

    Responda

  2. Eu acho que eles não devem ser criados em gaiolas pois eles tem que ser livres para voar

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    Obrigado, Caroline. Está gostando do site? Que bom que já visitou. Conheça também o canal no YouTube. Meus bichinhos estão lá. http://www.youtube.com/tudosobrebichinhos

    Responda

    Caroline Reply:

    Sim estou gostando do site,por que o senhor aborda assuntos muito interessantes.Pode deixar que vou ver o seu canal no yotube

    Responda

  3. Muito bonito o que você escreveu, o meu sonho é o mesmo, que todos os pássaros sejam livres, para voar e conhecerem todos os lugares, quem sabe um dia isso aconteça, que tenhamos fé!

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    @Cintia, Obrigado, Cíntia. E que os seres humanos também sejam livres como passarinhos, neste mundo cada vez mais complicado.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.