Operação Carne Fraca e a Maldade Contra Animais


Ficamos indignados com as notícias divulgadas esta semana sobre a Operação Carne Fraca. Não sabíamos se nos indignávamos mais ao descobrir que carne estragada era exportada e também vendida no mercado interno ou com o prejuízo que isso tudo causou ao Brasil. A corrupção se espalhou pelo mercado de carnes e o Brasil, fazendo um enorme esforço para se recuperar da maior crise financeira da sua história, amarga prejuízos bilionários.

Constatamos que fiscais honestos foram perseguidos, pois o esquema milionário, envolvendo também partidos políticos (os de sempre), não poderia ser prejudicado.

A Operação Carne Fraca mostra que a contaminação é bem maior do querem fazer parecer. Envolve desde frigoríficos bem pequenos até os gigantes globais BRF (Sadia, Perdigão e diversas subsidiárias) e JBS/Friboi, maior holding mundial da indústria da carne.

operação carne fraca - boi chorando na hora do abate

O relatório completo é mais assustador do que filme de terror. Mostra os detalhes de operações para recuperar carne estragada, usando aditivos como ácido ascórbico, neste caso usado para mascarar os efeitos da deterioração. Fala do reaproveitamento de carnes impróprias devolvidas por importadores, e que foram recolocadas no mercado interno. Gravações mostram como a carne vencida era reaproveitada na fabricação de embutidos. Como se não bastasse, ficamos sabendo que animais mortos durante o transporte, com a carne já em processo de decomposição, eram utilizados normalmente na produção de carne e subprodutos. Quantos dias se passaram desde a morte do animal até o processo final?

Crueldades no abate de frangos também vieram à tona, mostrando que grande parte dos frangos foi fervida ainda com vida. Quanta crueldade!

Os embutidos são um caso especial. As pessoas adoram um cachorro quente, um sanduíche de mortadela, e nunca se questionaram sobre como aquela carne era processada. Os vídeos disponíveis são de dar nojo. Todo tipo de sobras de carne entra no triturador. Em seguida aquela massa nojenta é maquiada com corantes, aromatizantes, conservantes e toda espécie de produtos altamente cancerígenos.

Trecho do Relatório da Operação Carne Fraca:

“A investigação policial que deu origem à presente ‘Operação Carne Fraca‘ teve início a partir de possíveis irregularidades noticiadas pelo fiscal agropecuário federal Daniel Gouvêa Teixeira existentes no âmbito da Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Paraná (SFA/PR) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/MAPA (evento1/fls. 2-16 do inquérito policial nº 0136/2015 SR/DPF/PR – 5002816-42.2015.4.04.7000).” Quem se interessar em ler o relatório completo, este é o link.

Os animais estão tendo a oportunidade de serem vistos e ouvidos. Seu grito de socorro explode em nossos ouvidos e em nossas consciências. As crueldades a que estão sendo submetidos passam a ser do conhecimento público. As barbaridades praticadas pela indústria de carnes não é mais segredo para ninguém. A corrupção dominou o setor e causou um enorme prejuízo ao Brasil, muito maior do que o simples desvio de muitos milhões de reais. São bilhões de dólares.

E há quem culpe a Polícia Federal! Haja paciência!

 
138 views

2 comments on “Operação Carne Fraca e a Maldade Contra Animais

  1. Tava vendo um vídeo no face que é de dar pena. O pedaço de um boi pendurado no gancho e a carne se contraía toda e girava… eles vão para o abate aterrorizados , sabendo o que os espera… como que uma carne dessas vai ter uma energia boa para o nosso corpo? Queria parar de comer frango.. só como frango e camarão… queria muito

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    @Fernanda Eu almoço em uma pensão e não tenho muitas opções. Todos os pratos têm arroz, feijão e uma carne, frango, peixe ou carne bovina. Geralmente prefiro o frango. Pensando em fazer sopa de legumes agora no inverno e complementar com frutas e ovos cozidos, abolindo completamente a carne.

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.