Obesidade em Cachorros – Troca da Ração – Causas e Consequências


A obesidade em cachorros não deve ser negligenciada. Um cachorro gordinho não é bonitinho. É um animal condenado a viver dois ou três anos menos e, em muitos casos, com sérios problemas de saúde. Obesidade em cachorros não é brincadeira. Problemas cardíacos e circulatórios, nos rins, nas articulações, nos pulmões, risco de desenvolver tumores, diabetes, pancreatite, infecções e problemas na coluna.Tantos órgãos afetados sem que façamos nada para evitar.

O alarme disparou quando pesquisei sobre o assunto na internet e fiquei alarmado com as consequências que o excesso de peso acarreta. Tenho um pinscher obeso e, por vê-lo constantemente, não havia reparado na sua gordura excessiva. Quem tem um animal obeso em casa raramente percebe que ele está gordinho, até que as visitas se espantam:

– Nossa! Como está gordinho!

Nunca é tarde para reverter a situação. A obesidade em cachorros precisa ser tratada com determinação e um plano adequado, elaborado por veterinário especializado em nutrição animal. De um modo geral, a ração Super Premium para cães obesos deve ser o alimento único desta nova dieta.

obesidade em cachorros

Causas da obesidade em cachorros

As causas da obesidade em cachorros podem ser várias. Não vamos considerar aquelas causadas por uma série de doenças. Tratemos das duas mais comuns, o balanceamento entre o que é ingerido e o que é consumido (por analogia, receita e despesa). A princípio, além do sedentarismo, o cão pode estar se alimentando mal. A comida caseira desbalanceada, principalmente restos do alimento da família, está no alto da lista. O sedentarismo é fácil de controlar, fazendo caminhadas de pelo menos 15 minutos com seu cão, sem cansá-lo muito. Eliminar a comida caseira desbalanceada, petiscos e guloseimas também é fácil. Substituir a ração.

Trocar a ração ou diminuir a quantidade?

Uma dieta para fazer o animal perder peso deve ser baseada em ração seca específica para tratar a obesidade. Não adianta reduzir a quantidade da ração que o cachorro está habituado a comer todos os dias, que é bastante energética. Isso vai deixá-lo com fome e problemas nutricionais, além de estressado. A ração deve ser trocada por uma formulada para reduzir peso. As rações da linha “obesity” têm grande quantidade de fibras e proteínas, dando uma sensação de saciedade e fornecendo os nutrientes necessários para manter a saúde do animal. Observe que a ração light não é feita para emagrecer. Faça a troca da ração atual por uma ração Super Premium da linha obesity.

As quantidades, assim como a frequência diária das refeições, devem ser calculadas pelo veterinário. Cães muito obesos começam o tratamento fazendo uso de uma menor quantidade diária, que vai sendo aumentada à medida em que os resultados vão aparecendo.  O veterinário deve fazer o acompanhamento de peso para poder agir e corrigir possíveis desvios.

Se você não pode dispor do acompanhamento veterinário permanente, pelo menos substitua a ração atual por uma Super Premium da linha obesity e siga as instruções da embalagem quanto a quantidades e frequência das refeições. Faça o cão queimar calorias, com pelo menos 15 minutos de caminhada diária. Elimine qualquer outra refeição e guloseimas. Ofereça bastante água, principalmente nos dias mais quentes. Acompanhe o peso semanalmente e anote tudo em uma planilha. Veja algumas dicas para ajudá-lo na tarefa.

Tire uma foto do ANTES e DEPOIS.

 
1.089 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.