O Melhor Cão de Guarda para a sua Casa


Outro dia falei das vantagens de ter um pincher, que considero um ótimo cão de guarda, tomando conta da casa. Apesar de pequeno, o pincher é muito atento e barulhento. Late sem cessar ao menor movimento estranho. Movido pela curiosidade, pesquisei sobre as raças que poderiam, de fato, guardar uma propriedade e seus donos, enfrentando um inimigo externo.

O site “Tudo sobre cachorros” publicou uma matéria bem completa sobre cães de guarda, dividida em duas partes. Para não ser repetitivo e ciente de que não conseguiria detalhar melhor do que está lá, recomendo a leitura do artigo para quem quiser conhecer cada raça. No primeiro artigo estão cinco cães: Bullmastiff, Dogo Canário, Dogo Argentino, Rottweiler e Cane Corso. Em seguida estão o Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois, Doberman, American Staffordshire Terrier e Akita. Conhecer cada raça é o primeiro passo para identificar o melhor cão de guarda para cada necessidade.

Cães, principalmente os de grande porte, podem sofrer de uma doença chamada “displasia coxofemoral“, que atinge qualquer raça de cães e também os gatos. A doença, que pode ser hereditária, é caracterizada pela incongruência e degeneração da articulação da bacia com a cabeça do fêmur.

Mas, afinal, qual o melhor cão de guarda?

Notando a grande quantidade de cães abandonados pelas ruas do vilarejo onde moro, fiquei sabendo que muitas pessoas não os utilizam mais para tomar conta da casa, pelo seu alto custo e baixa eficiência. Os bandidos estão mais cruéis do que antes; em vez de temer os cães, eles os matam. Pude constatar que isso é verdade, ao encontrar um filhotinho de Pastor, ainda bem pequeno, com uma enorme cicatriz em uma das pernas. Estava em recuperação na clínica veterinária que costumo frequentar. A casa em que ele vivia foi atacada por bandidos e ele conseguiu escapar, mas com uma fratura exposta que precisou ser consolidada com o auxílio de placas e pinos.

O grande risco de ter um cão feroz em casa está na autoridade, ou melhor, na falta de autoridade do dono. É como dirigir um carro de Fórmula 1 sem o necessário treinamento. Se você não tem completo domínio sobre o cão, e isso se consegue com adestramento desde pequeno, ele pode não obedecê-lo e atacar alguém da casa, mesmo que aparente ser um amor de docilidade. Os cães também estão propensos a instabilidade no humor, assim como os humanos. Acima de tudo, precisam reconhecer e aceitar a sua autoridade.

Desta forma, a menos que você tenha uma casa com bastante espaço, prefira criar um Pincher. Se optar por um Rottweiller, Pastor Alemão ou até um Doberman, compre-o filhotinho, em um canil responsável, para que seja adestrado desde cedo por um profissional especializado.

Os cães são nossos melhores amigos mas temos que seguir certas regras para uma convivência pacífica, como acontece em qualquer lugar, com todas as espécies.

Mel, o melhor cão de guarda é uma cadela.

Mel, vira-lata com traços de Dachshunds, em plena ação. É pequena, mas salta muito.

 
5.184 views

3 comments on “O Melhor Cão de Guarda para a sua Casa

  1. Pingback: Displasia coxofemural em cães | Tudo Sobre Bichinhos

  2. Muito bom o site! Obrigada por nos recomendar!

    Abraços,

    Halina Medina
    CEO e Fundadora do site Tudo Sobre Cachorros

    Responda

    Paulo Teixeira Reply:

    @Tudo Sobre Cachorros,

    Halina,

    Receber a sua visita acompanhada de um elogio, tendo apenas um mês de trabalho, é algo que me deixa bastante feliz. Seu site, o Tudo Sobre Cachorros é referência quando o assunto é cachorro, por ser o mais completo site dedicado aos nossos melhores amigos. É fonte de inspiração a todos aqueles que desejam fazer um trabalho de qualidade, profissional e sério.

    Um beijo na Pandora e outro para você.

    Paulo Teixeira

    Responda

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.