O Fantástico Mundo das Formigas


Há mundos onde os seres são muito pequenos, alguns microscópicos, que acabam passando despercebidos, até que nos incomodem. Assim é o fantástico mundo das formigas.

Não é por acaso que estes mundos exerçam um fascínio naqueles que os observam. Seres que agem apenas por instinto de sobrevivência não seriam capazes de demonstrar tanta organização, técnica  e uma cultura tão complexa.

Comecei a me interessar pelo mundo das formigas há pouco tempo. Ficava intrigado como elas apareciam em um ambiente aparentemente limpo, bastando esquecer um resto de alimento. Primeiro chegava uma, depois outra, reconheciam o terreno e se afastavam sem tocar no alimento. Em seguida chegavam as outras, bem organizadas, em fila indiana, tendo alguns formigões fora da fila, como cuidando da segurança da comunidade. Segurança dos indivíduos ou trabalho escravo? – cheguei a imaginar.

Segundo a Wikipédia, as formigas deixam uma trilha de feromônio, que pode ser seguida por outras formigas. Quando uma obreira encontra comida ela deixa um rastro no caminho de volta para a colônia, e esse é seguido por outras formigas que reforçam o rastro quando elas voltam à colônia”.

E mais: “As formigas são úteis porque podem ajudar a exterminar outros insetos daninhos e a aerificar o solo. Por outro lado, podem tornar-se uma praga quando invadem as casas, jardins e campos de cultivo“.

Curiosidades do mundo das formigas

O fantástico mundo das formigas

O modelo adotado por essa cultura deu certo no nosso planeta, tanto que existe há mais de 60 milhões de anos. As formigas de hoje são iguais àquelas que existiam na época dos dinossauros.

Embora pequenas, as formigas conseguem carregar objetos muito mais pesados do que o seu corpo, podendo chegar, em situações extremas, a 50 vezes o seu peso.

A colônia tem um total controle genético. Só nascem fêmeas para o trabalho doméstico, que vai desde cuidar das tarefas no formigueiro, como cuidar da limpeza, alimentar as outras formigas da colônia e, principalmente, cuidar da rainha. A rainha, que pode viver cerca de 30 anos, é a única responsável pela procriação. Sua única função é pôr ovos, e são milhões por mês. Os machos são produzidos apenas para o acasalamento, morrendo em seguida. Uma formiga vive normalmente apenas alguns meses, podendo chegar a dois ou três anos.

Os formigueiros ocupam uma enorme área no sub-solo, podendo chegar a 12 metros de profundidade, e são repletos de túneis. Nesta colônia podem viver milhões de formigas.

Esta matéria, dividida em 5 partes, mostra como é o fantástico mundo das formigas:

Parte 1:

Parte 2:

https://www.youtube.com/watch?v=Vt-_ltOXX_c

Parte 3:

https://www.youtube.com/watch?v=c9cT5X88tno

Parte 4:

https://www.youtube.com/watch?v=NsNe_o_wuLg

Parte 5:

https://www.youtube.com/watch?v=Nl4nZ2mF0xQ

 

 
1.605 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.