Nutrição Correta de Cães e Gatos


A nutrição correta de cães e gatos oferece ao animalzinho os nutrientes de que ele necessita para sobreviver com saúde e disposição. Existem rações específicas para cada raça de cachorro ou gato e também rações que possuem os nutrientes indicados para cada faixa de idade. Se você prefere dar ração em vez de preparar o alimento para seu animalzinho, aqui estão algumas dicas importantes.

Tipos diferentes de ração para a nutrição correta de cães e gatos

O animal em crescimento tem uma necessidade calórica maior, além de precisar de maior quantidade de proteína para o desenvolvimento da massa muscular. Cálcio e fósforo também são necessários para o desenvolvimento dos ossos e dentes. Uma ração para filhotes deve levar em conta todos esses fatores.

Depois de adulto, na fase de manutenção, as necessidades nutricionais são menores. Uma ração Super Premium atende às necessidades alimentares para a nutrição correta de cães e gatos. Sirva a ração sempre no mesmo horário, duas ou três vezes ao dia, nas quantidades recomendadas pelo fabricante de acordo com o tamanho e peso do animal e seguindo orientação do veterinário.

Nutrição correta de cães e gatos

Quando idosos, cães e gatos precisam de carboidratos de melhor assimilação e digestão, antioxidantes, condo-protetores para proteger as articulações.  Animais idosos, ou seja, os que já ultrapassaram a metade do tempo de vida previsto (cachorros são considerados idosos a partir dos sete anos) deveriam ter uma alimentação diferenciada e fazer uso de um suplemento vitamínico e mineral.

Cada raça felina ou canina se beneficia de uma ração diferenciada. As necessidades nutricionais variam de acordo com a predisposição genética de cada raça. O gato persa, por exemplo, tem problemas com o cálculo de oxalato. Há rações específicas para o gato persa.

Fêmeas em gestação e lactação têm necessidades nutricionais semelhantes a de um filhote em crescimento. As cadelas que já se alimentam de uma ração de qualidade superior poderão fazer uso da ração para filhotes somente a partir da fase final da gestação.

racão para gatos

Com as gatas a gestação acontece diferente e o reforço alimentar deve ser dado desde o cruzamento. Tanto cadelas qunto gatas devem ter esse reforço alimentar, com rações para filhotes, até o final da lactação. Nst fase as necessidades nutricionais são quatro vezes maiores do que o normal.

Cães idosos precisam de uma alimentação específica, com anti-oxidantes que previnem os radicais livres, e polifenóis, para que o animal envelheça com saúde. Algumas rações fornecem condro-protetores para prevenir artrites e artroses, doenças comuns em animais de idade avançada. Como o arroz é de mais fácil digestão do que o milho, rações para animais idosos preferem utilizar esse cereal.

 
1.771 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.