Nascimento dos Peludinhos – Dra. Letícia Piccoli


Vamos falar sobre o nascimento dos peludinhos?

Para quem nunca passou por isso, ter uma cadelinha ou gatinha prenha em casa, sempre gera uma expectativa muito grande.

A gestação das cadelas e das gatas dura em torno de 60 dias. Na grande maioria das vezes, mesmo as mamães que nunca pariram, conseguem lidar com essa situação com muita naturalidade – os donos costumam ficar mais nervosos que as mamães!

Aproxima-se o momento do nascimento dos peludinhos

nascimento dos peludinhos

Quando o momento do parto se aproxima, as mamães começam a procurar um local tranquilo, onde também se sintam seguras para dar a luz aos seus bebês. Esse processo pode iniciar em torno de 24 horas antes do nascimento. Elas podem parar de se alimentar nesse período. É normal visualizar uma secreção mucosa saindo pela vagina.

Depois do início das contrações, o primeiro bebê deve nascer dentro de um prazo de até 2 horas. Após o nascimento do filhote, a fêmea irá cortar o cordão umbilical, lamberá o filhote para estimulá-lo e secá-lo, e irá comer a placenta.

O espaço entre o nascimento de um filhote e outro, não pode ultrapassar 4 horas.

As causas mais comuns de problemas durante o parto são a falta de dilatação ou fetos muito grandes, falhas na contração uterina, por fraqueza ou falta de cálcio, e torções de útero que impeçam a expulsão dos filhotes.

O acompanhamento veterinário é muito importante, pois iremos instruí-los sobre os cuidados com vacinação, controle de parasitas, alimentação, e deveremos ser acionados quando houver complicações.

Carinho e atendimento que fazem a diferença!

Clínica Veterinária Letícia Piccoli
Rua Oscar Clark, 86 – Centro – Araruama – RJ
(22)2664-7506
Dra Leticia Piccoli – CRMV/RJ 10.105

Uma experiência emocionante: nascimento de Leléu e Lili

nascimento dos peludinhos

Xandoca é uma gatinha persa que vivia pelas ruas de Iguabinha até encontrar um lar. Os cachorros da casa, que sempre espantavam animais estranhos, a receberam bem. Xandoca logo se adaptou, só que ela estava esperando gatinhos. No dia 11 de setembro de 2014 eles nasceram. Acompanhe tudo e conheça seus dois filhotinhos, um amarelinho (Leléu) e outro pretinho com manchas brancas (Lili).

 
83 views

Deixe uma resposta

Name and email are required. Your email address will not be published.